Sem categoria

COI abre a 5ª Conferência sobre Mulheres e Esporte

Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram realizados em 1896, em Atenas, na Grécia, e não permitiam a participação de mulheres em nenhuma modalidade. Desde então, a presença feminina no movimento olímpico floresceu e se consolidou.

As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço, inclusive em modalidades majoritariamente masculinas. Para continuar garantindo o lugar feminino no esporte, o Comitê Olímpico Internacional (COI) promove, a partir desta quinta-feira (16), a 5ª Conferência Mundial sobre Mulheres e Esporte.

O evento acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, e reunirá mais de 600 participantes de 130 países, entre representantes de comitês olímpicos nacionais, federações internacionais, ONGs e universidades.

Com o lema “Juntos somos mais fortes: O futuro do esporte”, a conferência debaterá temas como esporte e desenvolvimento, liderança feminina e sustentabilidade em grandes eventos.
“Juntamos alguns dos mais influentes pensadores dentro e fora da indústria do esporte, o que possibilitará uma importante discussão sobre novas melhorias e recomendações para ampliar o envolvimento de mulheres em todos os aspectos esportivos”, afirmou Anita deFrantz, presidente da Comissão de Mulheres e Esporte do Comitê Olímpico Internacional.

O evento

A Conferência Mundial sobre Mulheres e Esporte é realizada a cada quatro anos. A primeira edição foi em 1994, na Inglaterra, e teve como resultado a formulação de uma declaração para promover uma cultura desportiva que possibilitasse e valorizasse o envolvimento das mulheres em todos os aspectos dos esportes.

Neste ano, os participantes terão acesso a fóruns e apresentações de palestrantes, como Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, e da atriz Geena Davis, fundadora do Instituto Geena Davis para o estudo do gênero nos meios de comunicação.

Fonte: Ascom – Ministério do Esporte