Sem categoria

 Assis Melo fala sobre crise do sistema capitalista

 “As forças de direita, seus setores mais conservadores, atuam na ofensiva, ganham terreno e tornam-se mais agressivas. Para tentar conter o declínio relativo de sua hegemonia, o imperialismo estadunidense intensifica a agressividade e a escalada de guerra. Seus gastos militares em 2010 estabeleceram novo recorde, consumindo US$690 bilhões”.

 A avaliação é do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), em palestra na manhã desta quinta-feira (16) sobre A Crise do sistema capitalista e seus riscos, para os trabalhadores filiados ao Sindicato da Panificação e Confeitaria, Doces, Massas Alimentícias e Biscoitos e outros (Stipanpa), em Porto Alegre (RS).

Ainda segundo Assis, para o Brasil se fortalecer, é preciso investir mais no mercado interno, nos modos produtivos.

“Defendemos a redução de reservas para o superávit primário para que haja mais
investimento em ciência e tecnologia, infraestrutura de rodovias, aeroportos e portos para que tenhamos condições de fomentar a economia, gerando emprego e renda e redução o custo da produção. Somente em 2011 o governo economizou para o pagamento da dívida, com o superávit primário R$128,710 mi, valor que poderia ser utilizado nessas áreas", argumenta.

Assis fez uma breve explanação sobre o cenário internacional, resgatou a crise econômica nos Estados Unidos e a crise atual na Europa e apontou medidas recessivas tomadas pelos governos que penalizam o povo e socorrem o capital especulativo e grandes banqueiros.

O deputado destacou os avanços conquistados pelo governo Lula, que impulsionaram a
economia no primeiro ano da crise com medidas como a redução do IPI e mostrou como a presidenta Dilma Rousseff deu uma nova dinâmica à política econômica, sendo ousada no segundo ciclo da crise, com a redução de juros da taxa Selic e mantendo a inflação menor que 10%.

Com informações da Ass. Dep. Assis Melo