Grécia: caos social leva ministro da cultura a pedir demissão
A Grécia enfrenta nesta sexta-feira (17) uma nova crise nacional. Desta vez, no entanto, o problema atinge o setor cultural do país. O Museu Arqueológico de Olímpia foi saqueado nesta manhã e, em função do vandalismo, o ministro de Cultura, Pavlos Geroulanos, pediu demissão do cargo.
Publicado 17/02/2012 19:15

O pedido de demissão foi motivado por outro assalto, no último mês de janeiro, à Galeria Nacional de Atenas. Na ocasião, os bandidos roubaram três obras, incluindo uma do pintor espanhol Pablo Picasso e outra do holandês Pier Mondrian. O pedido de demissão ainda não foi aceito pelo primeiro-ministro grego, Lucas Papademos.
As autoridades gregas informaram que pelo menos dois homens armados invadiram o museu, renderam o único guarda que fazia a segurança do local e levaram os objetos.
Polícia não tem pistas
De acordo com informações divulgadas pela administração do museu, os bandidos levaram entre 60 e 70 peças em cerâmica e bronze da coleção de História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.
Os ladrões ainda não foram identificados. Especialistas e arqueólogos do museu também não estimaram ainda o valor das peças roubadas.
O Museu fica junto às ruínas de Olímpia, onde nasceram as Olimpíadas da Antiguidade. É de lá, ainda hoje, que a tocha dos Jogos Olímpicos parte a cada quatro anos.
A Grécia é atualmente um dos países que mais sofrem com a crise econômica enfrentada pelo bloco europeu. Para contar com pacotes de ajuda econômica, o governo grego tem aprovado medidas de austeridade exigidas pelo grupo europeu. A população, em crescente discordância, manifesta-se nas ruas contra a caótica situação do país.
Fonte: Operamundi