PCdoB-BH: êxito do projeto eleitoral e comemoração dos 90 anos

 Em sua primeira reunião do ano, no último dia 112, o Comitê Municipal do PCdoB-BH analisa o quadro político, passa em revista o projeto eleitoral de 2012 e convoca a militância para a agenda político-partidária.

Os debates em torno do quadro político e do projeto eleitoral contaram com a intervenção inicial da Presidenta do PCdoB-BH, Dalva Stela, que ressaltou o agravamento da crise mundial. No plano local, Dalva registra os altos índices de aprovação da Presidenta Dilma. Para a dirigente, as possibilidades que se avizinham para o PCdoB no pleito de 2012 são promissoras. O lançamento de candidaturas próprias e viáveis em várias capitais e cidades importantes, chapas completas de vereadores projetam um Partido em expansão.

Eleger bancada de vereadores em BH

Em que pese a maioria dos partidos ainda estarem indefinidos, com destaque para o PT que se encontra em processo de debate interno, o quadro em evolução é favorável à reeleição do Prefeito Marcio Lacerda do PSB. Para Dalva, além de bem avaliado pela população de Belo Horizonte, não está posta uma candidatura de oposição para contrapor o Prefeito.

A discussão focou no andamento do projeto eleitoral próprio do PCdoB que tem como vértices a contribuição destacada do partido no processo de reeleição de Marcio Lacerda e a eleição de uma bancada de vereadores. Para a presidenta, dois fatores dão segurança ao Partido: primeiro, que a experiência das últimas três eleições demonstra que o PCdoB vem acumulando força na montagem de chapa para a câmara, chegando quase a atingir o quociente para duas cadeiras; segundo, que a chapa do partido para o pleito desse ano conta com lideranças expressivas da cidade. “Temos segurança e confiamos no êxito dos nossos objetivos em outubro: formaremos uma bancada que contribuirá para renovar a Câmara de BH. Essa será nossa principal contribuição para o partido em Minas e no Brasil”, disse Dalva. Por fim, foi convocado o 3º Fórum de Pré-candidatos para o dia 27 de fevereiro.

90 anos, CPS e estruturação partidária

A discussão acerca da estruturação partidária se deu em torno do eixo de preparar o partido para as batalhas políticas e sociais de 2012 e buscar crescer e organizar o mesmo a partir delas. A proposta inicial apresentada elaborada pela Comissão de Organização ficou a cargo do Secretário Municipal de Organização, Fagner Sena. Além da agenda política, o PCdoB em BH tem a meta de crescer a partir das seguintes agendas: eleição de, no mínimo, um conselheiro tutelar do PCdoB em cada regional da Cidade; participar de forma organizada do Orçamento Participativo 2012 em todas as regionais; eleger uma bancada de comunista para o conselho municipal de saúde; e participar das conferências institucionais de 2012, com foco na Conferência Municipal Extraordinária de Esporte.

A proposta busca estabelecer resultados tais como: ampliar de 6 para 9 mil filiados até outubro; dar prosseguimento ao processo de revisão organizativa iniciado na 12º Conferência e assegurar o funcionamento dos organismos partidários. Foi destacado o esforço concentrado na esfera ideológica com as comemorações dos 90 anos e a aplicação massiva do Curso do Programa Socialista.