Sem categoria

Ahmadinejad: devemos evitar tensões entre as nações da região

Após retornar da capital paquistanesa, onde participou durante dois dias de uma conferência tripartite que discutiu a situação da segurança e da guerra no Afeganistão, o presidente Mahmoud Ahmadinejad declarou a imprensa, na manhã deste sábado (18) a visão comum sobre temas de segurança regional e internacional entre Irã, Paquistão e Afeganistão, e reiterou o chamado à a retirada de forças militares estrangeiras desta zona.

Em sua declaração, Ahmadinejad disse que as três nações possuem “uma visão quase uniforme sobre as preocupações regionais". E acrescentou que era preciso alimentar posições solidarias entre todos a fim de "avançar e materializar nossas metas".

Na oportunidade, Ahmadinejad sugeriu que os países do Oriente Médio e outros ao redor da região "deixem de lado sua desconfiança e cinismo com os outros, a fim de conseguirmos o desenvolvimento e o progresso".

O presidente também elogiou o tom do debate com seus colegas em Islamabade e assinalou que os atuais problemas e crises nesta parte do mundo têm causas externas e foram impostos às nações e aos Estados da região de fora de suas fronteiras. Além disso, ressaltou a necessidade de unidade entre os países para desativar os planos divisionistas dos inimigos e propiciar relações cordiais.

"Eles (as potências ocidentais) buscam criar divisões e tensões entre os países da região. Não desejam que progridamos", insistiu Ahmadinejad que mostrou satisfação pelo resultado do encontro a três partes tripartita em momentos de assédio e fustigamento contra Teerã.

Por fim, Ahmadinejad afirmou que a ida à Conferência simboliza o fortalecer de caminhos que consolidem a cooperação entre as três nações. “Estamos nos movendo para eliminar problemas e devemos negar aos outros a oportunidade de interferir", pontuou o predisente.

Com agências