Sem categoria

Cuba: em Congresso, juristas debatem sobre atualidade nacional

O papel do jurista na atualização do modelo econômico centrará os debates do VII Congresso da União de Juristas de Cuba que aconteceu na manhã desta segunda-feira (20) na capital Havana.

Em declaração è imprensa, o comitê organizador informou que os delegados também analisarão temas como o fortalecimento da institucionalidade, o comportamento ético do jurista e sua superação profissional, política e ideológica.

A primeira jornada de trabalhos foi aberta pelo general de Divisão Leonardo Andollo, que apresentou um painel sobre a situação atual e projeções do setor jurídico e contou com a presença de autoridades ligadas a Promotoria-Geral da República e o Tribunal Supremo Popular.

Uma das comissões debateu o relatório do Conselho Nacional, que inclui os temas sobre a contribuição dos juristas à cultura jurídica da população e a informatização da atividade desenvolvida por este setor.

Na oportunidade também foi discutido a questão da prisão dos cinco patriotas, e elaborada uma declaração pedindo o retorno dos antiterroristas cubanos condenados a severas penas nos Estados Unidos desde 1998.

Cinco patriotas

Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino, René González e Gerardo Hernández informavam sobre planos de ações violentas contra Cuba realizados por grupos terroristas baseados em território norte-americano.

Em 7 de outubro passado René González obteve a liberdade condicional e a decisão de uma juíza em Miami o força a permanecer três anos em liberdade supervisionada" nos Estados Unidos depois de cumprir sua sentença.

Tal situação põe sua vida em risco e constitui um castigo adicional para ele e seus familiares, advertiu seu advogado de defesa.

Fonte: Prensa Latina