Sem categoria

Temporais deixam 7 mil famílias desabrigadas na Bolívia

O presidente Evo Morales afirmou, neste domingo (19), que o governo está mobilizado para atender as emergências ocasionadas pelos temporais que têm afetado diversas regiões do páis, e que nos últimos dias atingiu a região de Pando.

O chefe de Estado disse que está alerta aos acontecimentos e que já entrou em contato com os ministros e as autoridades da Defesa Civil para organizar a ajuda humanitária às famílias afetadas.

De acordo com nota da Defesa Civil, as localidades mais atingidas são as regiões de Cochabamba, Oruro, La Paz, Chuquisaca, e nos últimos dias, a região do Pando. A Defesa Civil também informou que mais de 7 mil famílias estão desabrigadas.

NA oportunidade, Morales lembrou das declarações feitas pelos membros da oposição , nas quais dizem que o presidente prioriza mais sua participação no carnaval do que as necessidades das famílias atingidas.

Morales esclareceu qeu "alguns opositores disseram que enqunato o presidente dança, as pessoas choram evido as inundações. No entanto, o vice-presidente, desde o início da manhçã já vinha tomando as decisões necesárias para esta fatalidade e contatou o Ministro do Governo e o Ministro da Defesa para agirem".

O presidente ainda disse que está ciente do que está acontecendo em Pando, onde as inundações do Rio Acre estão causando muitas distruições. “O ministro da Presidência, Juan Ramon Quintana, mudou-se para Pando, e já foi autorizado o envio de alimentos e suprimentos para a região via avião Força Aérea”.

Com informações da Agencia Boliviana de Informacíon (ABI).