Sem categoria

Líder supremo afirma que Irã nunca fabricará armas nucleares

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, afirmou nesta quarta-feira (22) que seu país nunca tentará fabricar armas nucleares, no dia seguinte ao fracasso das últimas conversas entre representantes de uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e as autoridades de Teerã.

Em um encontro com cientistas nucleares iranianos, Khamenei afirmou ter confiança que a nação iraniana conseguirá "destruir o poder dos países que se sustentam nas armas nucleares", segundo a agência oficial de notícias "Irna".

Para o líder supremo, as pressões internacionais para frear o programa nuclear do país e o assassinato de cientistas iranianos envolvidos em atividades atômicas "só expressam a fraqueza dos inimigos do Irã".

O Irã responsabilizou reiteradamente os serviços secretos de Israel (Mossad) e a CIA (agência de inteligência americana) pelos assassinatos de cinco cientistas ligados ao programa nuclear iraniano, que Teerã afirma ser exclusivamente civil e pacífico.

Khamenei emitiu uma "fatwa", ou decreto religioso, na qual proibia a produção, armazenamento e o uso de armamento nuclear, segundo as autoridades do Irã informaram em 2005 à AIEA, mas diversos países ocidentais, com os EUA à frente, suspeitam que Teerã tente desenvolver bombas atômicas.

Nessa madrugada, a AIEA anunciou em Viena que as conversas que uma equipe de alto nível do órgão manteve nos dois últimos dias em Teerã com responsáveis iranianos não avançaram nos pontos pendentes da investigação sobre o programa nuclear do Irã.

"Uma equipe de alto nível de especialistas da AIEA está voltando do Irã após dois dias de discussões com funcionários iranianos, mantidas em 20 e 21 de fevereiro. Estas reuniões seguiram as discussões anteriores de 29 a 31 de janeiro", segundo uma nota emitida pela agência nuclear da ONU.

Nos últimos meses, a União Europeia, os EUA e outras nações imperialistas reforçaram as sanções contra o país para tentar suspender seu programa nuclear.

Fonte: Uol Notícias