Sem categoria

Cataratas integram oficialmente as Sete Novas Maravilhas do Mundo

As Cataratas do Iguaçu, monumento natural que divide o Brasil e Argentina, comemorou nesta quinta-feira (23) seu primeiro dia como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, após o ato oficial de reconhecimento pela Fundação New 7 Wonders.

cataratas do iguaçu sete maravilhas

"Nossa visão de Iguaçu como uma das maravilhas do mundo natural representa a promoção das cataratas como uma forma de turismo de mínimo impacto ambiental", disse o presidente da fundação, o canadense Bernard Weber, no ato realizado ontem à noite na embaixada brasileira em Buenos Aires.

Durante a cerimônia de reconhecimento foram anunciadas duas comemorações de inauguração da nova maravilha natural durante os dias 25 e 26 de maio, primeiro na área brasileira das cataratas, e no dia seguinte na Argentina.

As cataratas do rio Iguaçu, entre o Paraná e a província argentina de Misiones, têm uma amplitude de 2.700 metros e 275 quedas de água, com a "Garganta do Diabo" como destaque, com seus 80 metros.

A candidatura de Iguaçu superou 440 locais apresentados por mais de 200 países para fazer parte de uma lista de sete maravilhas, entre as quais só foram oficialmente confirmadas até agora, além de Iguaçu, a ilha de Jeju, na Coreia do Sul, e o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas.

Quatro outros monumentos naturais, que ainda não foram confirmados, completam a lista. Entre eles, a Floresta Amazônica. Confira a lista completa:

1 – Amazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela)– não confirmada
2 – Baía Halong (Vietnã) – não confirmada
3 – Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina) – confirmada
4 – Ilha Jeju (Coreia do Sul) – confirmada
5 – Komodo (Indonésia) – não confirmada
6 – Rio subterrâneo Puerto Princesa (Filipinas)
7 – Montanha da Mesa (África do Sul) – não confirmada

Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Entre 150 e 120 a.C., a civilização grega fez uma lista de sete monumentos extraordinários erguidos pelo ser humano. Destes, somente um está de pé: as Pirâmides de Gizé, no Egito. A mais antiga é a de Queops, que data de cerca de 2.550 a. C.

As demais maravilhas são:

– os jardins suspensos da Babilônia, terraços arborizados dos quais só existem registros escritos, não foram confirmados por escavações arqueológicas.

– a estátua de Zeus, o rei dos deuses gregos, em Olímpia, uma escultura de ouro em marfim, de autoria de Fídias (séc. 5 a.C.), posteriormente transferida para Constantinopla onde teria sido destruída num incêndio em 462 d.C..

– o templo da deusa Ártemis, em Éfeso, na atual Turquia, que data de 550 a.C. e de cuja construção original resta somente uma coluna;

– o mausoléu (da cidade) de Halicarnasso, isto é, o túmulo do rei Mausolo (daí o nome mausoléu), datado de 353 a.C., na atual Bodrum, município da Turquia. Existem ainda pedaços deste monumento no Museu Britânico, de Londres, e em seu local de origem.

– o colosso de Rodes, uma estátua gigantesca de bronze do deus Hélio, que era ao mesmo tempo um farol, para guiar os viajantes, erguida na ilha grega de mesmo nome, em 280 a.C. O monumento, à beira-mar, ruiu durante um terremoto e ficou submerso até a expansão islâmica, quando os árabes venderam o metal como sucata.

– o farol de Alexandria, uma torre iluminada na ilha de Faros (de onde o nome "farol"), perto do porto da cidade egípcia conhecida também por sua biblioteca. A torre também sucumbiu a um terremoto, em 1375.

com agências