Sem categoria

Coreia do Norte classifica como loucura manobra EUA-Coreia do Sul

A Coreia do Norte qualificou, neste sábado (25), de loucura belicista nunca perdoável as manobras militares que a Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciarão na próxima segunda-feira, as quais considera também uma silenciosa declaração de guerra.

O porta-voz do Comitê de Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) acrescentou que os exercícios "Key Resolve", até o dia 9 de março, e "Foal Eagle", do 1 desse mês ao dia 30 de abril, constituem um desafio frontal à paz e a segurança da península.

Para as primeiras operações, serão mobilizados 200 mil efetivos sul-coreanos e ao redor de dois mil 100 do Pentágono, segundo informações procedentes de Seul.

De acordo com a declaração do porta-voz, difundida pela agência de notícias KCNA, as autoridades do sul e os belicistas internos e externos "se jogam sem vacilar ao aventureiro caminho da guerra sem conhecer bem o seu rival, iludindo com uma mudança ao estilo egípcio e uma vitória de modo líbio".

O documento responsabiliza os Estados Unidos pela situação de guerra existente ao reiterar que a presença de suas tropas na parte sul constitui o obstáculo principal para a paz e segurança na península. Perante o novo cenário, o porta-voz advertiu que "nosso exército e povo tomam a firme decisão de defender a segurança e a paz do país respondendo com uma guerra sagrada".

Esta reação soma-se a recentes denúncias contra as próximas manobras, consideradas pela RPDC ensaios de guerra contra seu território.

Fonte: Agência Prensa Latina