Sem categoria

Foi suspensa a primeira cúpula do ano na Zona do Euro

Os líderes da Zona do Euro decidiram suspender sua primeira cúpula anual, prevista para 2 de março, ante os desacordos com a Alemanha sobre o reforço das estruturas de resgate financeiro, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (28) em Bruxelas.

A reunião dos 17 países acolhidos sob a moeda única devia realizar-se um dia após o encontro da cúpula da União Europeia (UE) e seu objetivo era analisar a quantia dos fundos do Mecanismo Europeu de Estabilização (MES).

No entanto, o presidente do eurogrupo, Jean-Claude Juncker, confirmou as reticências da Alemanha para tratar o assunto nessa oportunidade, o que motivou o cancelamento.

Berlim opõe-se a elevar o capital do MÊS (Mecanismo Europeu de Estabilização), fixado na atualidade em 500 bilhões de euros e considerado ainda insuficiente para enfrentar uma eventual falência grega e seu contágio pela região.

O MES deve entrar em funções em julho próximo e vários países ocidentais, bem como o Fundo Monetário Internacional, pedem que se incremente sua capacidade financeira até os 750 bilhões de euros.

A Alemanha considera desnecessário este aumento e considera adequado o valor já estipulado para combater a crise no acordo intergovernamental de austeridade orçamental, impulsionado junto com a França, e que será assinado em 1 de março por 25 dos 27 membros da UE.

O pacto contempla sanções para os países incapazes de manter seu déficit fiscal abaixo dos 3% do Produto Interno Bruto e sua dívida pública em menos do 60% desse indicador.

Também obriga a incluir na Constituição da cada Estado uma cláusula, a denominada "regra de ouro", na qual aceitam cumprir de maneira prioritária estes compromissos.

Fonte: Prensa Latina