PCdoB-BH: determinação e força no 3º Fórum de pré-candidatos

Tão logo se encerraram as festividades de carnaval, a direção municipal do PCdoB em Belo Horizonte realizou o 3º Fórum de Pré-Candidatos a Vereador. O evento contou com mais de uma centena de participantes, entre pré-candidatos e membros das coordenações de campanha. Na programação constou a atualização do quadro político da cidade e os objetivos do PCdoB; a apresentação dos temas referentes à construção partidária, notadamente a agenda dos noventa anos. 


Quadro ainda indefinido

Na apresentação do primeiro ponto a presidenta do Comitê Municipal, Dalva Stela, destacou a evolução do quadro das sucessões nas principais capitais do país e o papel que o PCdoB. Para a dirigente, o Partido caminha para uma grande presença no processo sucessório em cidades importantes como Porto Alegre, São Paulo e Fortaleza.

Apesar do quadro indefinido, dois acontecimentos importantes foram temas de análise da dirigente: o primeiro foi o conjunto de reivindicações do PSDB para a consolidação da aliança com o PSB do Prefeito Marcio Lacerda; o segundo, foi o encontro da tendência do PT, que tem como expoente o ex-ministro Patrus Ananias, que aponta para o apoio à reeleição de Marcio Lacerda, contanto que o PSDB não participe da aliança. Por fim, Dalva ressaltou a importância dos comunistas atuarem para fortalecer os partidos da base de apoio da Presidente Dilma em BH, colocando no centro do debate um programa avançado para a cidade. Nesse rumo, Dalva reafirmou a necessidade de intensificar o trabalho com a chapa de vereadores na perspectiva da eleição de uma bancada comunista para a Câmara.
 

Crescer e estruturar o PCdoB no processo eleitoral

Tendo como foco a difusão do Curso do Programa Socialista e as comemorações dos 90 anos do PCdoB, Fagner Sena, Secretário de Organização do Partido na capital, conclamou a todos os pré-candidatos para necessidade de crescer o PCdoB no processo de pré-campanha e na campanha eleitoral. Para Fagner, o PCdoB é um partido voltado para as grandes lutas do povo, sendo as disputas eleitorais um vetor fundamental. Entretanto, o PCdoB é um partido para antes, durante e depois das eleições. Por isso, estabelecer metas de filiação e de organização de bases partidárias é fundamental. O secretário convocou a todos os pré-candidatos e pré-candidatas a participarem do Curso do Programa Socialista e aplicar o mesmo em suas bases. Ficou estabelecido o dia 04 de abril o dia da reunião com todos os presentes e as coordenações das pré-candidaturas assistirem ao curso. Destaque foi dado às agendas do dia 16 de março, na Praça 7, e dia 24 no Rio de Janeiro como principais eventos para mobilizar para as comemorações dos 90 anos.

Planejamento como imperativo da vitória

O vice-presidente do PCdoB-BH, Júlio Souza, apresentou o roteiro para elaboração do planejamento das campanhas. O documento elaborado pela Direção traça diretrizes concretas para planejamento das pré-campanhas na fase atual. Segundo Júlio, uma campanha planejada com antecedência evita dispersão de energias e tem mais possibilidades de êxito. O dirigente solicitou que todos os pré-candidatos marquem reuniões para que os membros da direção possam dar o suporte necessário no processo de planejamento e organização das pré-campanhas.
Nos debates mais de 20 presentes fizeram uso da palavra tirando dúvidas e apresentando sugestões para o êxito dos objetivos partidários nessa grande batalha.