Sem categoria

Boca de urna dá vitória de Putin em eleição na Rússia

O Centro de Pesquisa de Opinião Pública All-Russian anunciou, baseado em pesquisa de boca de urna, que o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, deverá alcançar 58,3% dos votos, o bastante para se eleger presidente da República já no primeiro turno.

Outra pesquisa de boca de urna, da Fundação de Opinião Pública, mostrou que Putin recebeu 59,3% dos votos.

Os primeiros resultados oficiais de regiões que já concluíram a apuração pareciam confirmar os dados das pesquisas. Com 17,18 por cento dos votos apurados, Putin obtinha 62,18 por cento dos votods, informou a Comissão Eleitoral Central.

O líder comunista Guenadi Ziuganov acumulava 17,72 pontos, o candidato nacionalista Vladimir Zhirinovski, 7,77 pontos, o magnata e candidato presidencial independiente Mikail Projorov, 7,47 e o dirigente do agrupamento Rússia Justa, Serguei Mironov, 3,67.

Sem outra bandeira e contando com o alarido da imprensa burguesa na Rússia e dos meios de comunicação do imperialismo internacional, a oposição de direita se organiza para promover uma ampla manifestação nesta segunda-feira (5) no centro de Moscou, quando serão anunciados os resultados finais do pleito presidencial.

A oposição alega a existência de fraudes, ao passo que a Comissão Eleitoral Central argumenta que as notificações de irregularidades não totalizaram mais que 90 e mesmo assim não foram comprovadas fraudes.

Com agências