Sem categoria

Chávez fará radioterapia para continuar tratamento de câncer

Em uma fala na televisão em Havana, Cuba, retransmitida em seu país pela rede Venezuelana de Televisão, o mandatário deu detalhes sobre seu estado de saúde.

Chávez explicou que, como estava previsto, a lesão de dois centímetros que foi detectada e extraída em sua totalidade, no mesmo local de onde tinha sido extirpado um tumor em meados do ano passado, "foi uma recorrência do câncer diagnosticado inicialmente".

Os exames anotomopatológicos realizados descartaram a existência de metástases ou outro tipo de lesão, disse Chávez, que revelo que fará radioterapia, depois da recuperação da cirurgia e da cicatrização.

Em sua fala na televisão, o presidente venezuelano esteve acompanhado por vários membros de seu gabinete, entre eles a médica Dra. Eugenia Sader, ministra da Saúde, que explicou que a radioterapia será aplicada "para eliminar todas as células no local".

O tratamento será feito em aplicações diárias. Chávez adiou para outro pronunciamento o fornecimento de detalhes, “porque a planificação está sendo feita com base na recuperação”. Informou ainda que não estão descartadas outras opções de tratamento complementar.

Depois de assinalar que a evolução de seu estado de saúde é muito favorável, o mandatário precisou que os sinais vitais são normais, não tem febre nem infecção, a cicatrização é adequada à etapa em que se encontra, a função digestiva é normal e já começaram as sessões de fisioterapia.

Prensa Latina