Amazônia será representada em Bloco dentro do Senado

Senadores da Amazônia vão se organizar em Bloco. A decisão foi tomada nesta terça-feira (6/3), pela manhã, em reunião no gabinete da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Este Bloco, segundo a parlamentar, vai tratar das pautas comuns aos Estados da região. “Somos 27 senadores, representamos nove estados, um terço do Senado. Temos que assumir a importância que nos é inerente. Vamos tratar do que nos une acima de posições ideológicas e partidárias”, justificou a senadora.

Vanessa

Vanessa, que é presidente da Subcomissão da Amazônia, ligada a Comissão de Desenvolvimento Regional (CD), explicou que organizados em Bloco os estados da região ganharão mais força política dentro do Senado para o andamento e aprovação das pautas de importância compartilhada. Entre os assuntos que o Bloco pretende tratar estão: descontingenciamento dos recursos da Suframa, Fundo Amazônia, Sudam, instalação de uma unidade do hospital Sara Kubitschek na região, e a organização da participação parlamentar da região na Conferência Rio+20, entre outros.

Estiveram presentes na reunião os senadores: Valdir Raupp (PMDB-RO), João Capiberibe (PSB-AP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Participou também o assessor do senador Blairo Maggi (PR-MT), Coaraci Nogueira de Castilho.

Cada membro do grupo reunido hoje se comprometeu a conversar com a bancada do seu estado sobre a formação do Bloco. A previsão é que a formalização do Bloco aconteça ainda este mês.

Assessoria de Comunicação