Sem categoria

“Prestem atenção”, diz Google sobre dados coletados de usuários

“Prestem atenção”. Foi esse o recado dado aos internautas pelo diretor de comunicação e políticas públicas do Google Brasil, Felix Ximenes, sobre as informações pessoais coletadas pela companhia dos usuários de seus produtos.

A companhia unificou 60 Políticas de Privacidade na última quinta-feira (01º/03). No pacote, veio junto o Dashbord, que é um ambiente que pontua quais são os produtos pelos quais a companhia coleta seus dados pessoais. No ambiente, também é possível editar suas preferências e pontuar o que você quer que seja usado.

“Quando você vê o painel, até se assusta: é tudo isso o que ele sabe de mim? A resposta é sim. Por isso que falamos: prestem atenção. Você odeia rastro e este é o ambiente para administrar isso”, explicou Ximenes ao IT Web. “O seu painel lhe dá controle absoluto”, completou.

É possível, inclusive, garantir uma navegação sem rastro, mas, caso opte por isso, o usuário não receberá os benefícios de resultados de busca mais assertivos, explicou. “O melhor dos dois mundos é escolher informações que podem ser coletadas e outras não”, aconselhou.

Ainda o cliente terá a opção de se valer do botão “do-not-track”, solicitado pelo governo norte-americano. Essa tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento, mas o Google já garantiu que vai participar.

O Google tinha cerca de 70 Políticas de Privacidade. As que ficaram de fora da unificação foram aquelas direcionadas a desenvolvedores, como é o caso da App Engine, e outros produtos que estão em fase de finalização, como o Google Wave.

Fonte: IT Web