Criada a Macro Regional Centro Oeste do PCdoB do Paraná

Neste ultimo sábado, dia 3 de marco foi criada a nova Macro Regional Centro Oeste do PCdoB do PR.

Macro Centro Oeste Paraná

Na ocasião também foi constituída a coordenação da nova macro. O coordenador Geral ficou o camarada Carlos Eduardo Bortolin, Tiburcio, vice presidente do partido em Guarapuava, na coordenação ficaram ainda Eloi Myszka, presidente do partido em Guarapuava, Paulo Cesar Bueno representando a região do Cantu, Roberto Guimarães de Pitanga representando a região central, Tcheco Junior (presidente do partido em Prudentópolis) representando a região sudeste da macro e Luiz Cavaleiro (presidente do partido de Rebouças) representando a região sul da macro.

Elton Barz, secretário estadual de formação do PCdoB do Paraná representou a direção estadual e explanou sobre o projeto político do partido no estado para o próximo biênio. A região, Segundo Barz, tem grande importância para a estruturação e para o projeto do partido no Parana. Guarapuava e região precisam eleger vereadores, participar de administrações municipais e consolidar no mínimo três candidaturas a deputado estadual em 2014, afirmou o secretário de formação.
Carlos Eduardo Bortolin, o Tiburcio que começou sua militância na UJS, foi presidente do Diretório Central do Estudantes da UNICENTRO, campus Guarapuava e presidente da UJS da cidade falou que “este é um grande desafio e que pretende ajudar a consolidar o partido na macro”.

O Partido na nova macro esta organizado em 18 cidades e se prepara para a eleição disputando vagas para os legislativos municipais. Ficou decidido que será realizado um curso de preparação para as eleições dos candidatos a vereador da região. Elton Barz também falou da importância de se realizar o curso do Programa Socialista em cada cidade, na oportunidade todas os municípios receberem uma copia do CPS e tiveram orientações para a realização do curso nas suas cidades.

Paulo Cesar Bueno, presidente do partido em Foz do Jordão e membro da direção estadual, falou que espera que nesta primeira eleição municipal que o partido disputa na região do CANTU o PCdoB já se mostre maduro e colha bons resultados.

A região é composta por 43 municípios tendo a agricultura como principal fonte de renda. Na região se encontram algumas cidades com o menor IDH do estado como Santa Maria do Oeste, Laranjal e Mato Rico. O centro regional é Guarapuava que tem cerca de 180 mil habitantes e 120 mil eleitores. Outras cidades importantes da região são Irati, Prudentópolis, Pitanga, Laranjeiras do Sul e Quedas do Iguaçu.