Osmar Júnior assume Frente Parlamentar Brasil-China
O deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI) convidou o embaixador da China, Jinzhang Li, para o lançamento do Grupo Parlamentar Brasil-China, na próxima quarta-feira (21). Osmar Júnior foi recebido, nesta terça-feira (6), na embaixada da China em Brasília, quando anunciou que foi indicado por consenso para presidir o grupo que conta com cerca de 200 deputados.
Publicado 07/03/2012 11:17
O parlamentar destacou que a instituição do grupo demonstra o interesse do Parlamento brasileiro de colaborar com o aprofundamento das relações do Brasil com o povo chinês. "A China é o principal parceiro econômico do nosso país e nossa meta é estreitar a aproximação entre os dois países através do Parlamento", declarou o deputado.
O embaixador, que está há menos de dois meses no cargo, disse que a reunião marcava o primeiro encontro com um parlamentar brasileiro e confirmou presença no ato na Câmara dos Deputados. Ele também defendeu o estreitamento dos laços de amizade entre o Brasil e a China.
Jinzhang Li disse que a embaixada quer colaborar com o fortalecimento das relações entre os dois povos. E informou que dirigentes do Parlamento do seu país estarão no Brasil para o lançamento do Grupo.
Relação madura
A China e o Brasil estabeleceram relações diplomáticas há 38 anos, período em que a relação bilateral amadureceu cada vez mais e obteve importância estratégica. As visitas do presidente chinês Hu Jintao ao Brasil em 2010 e da presidente brasileira, Dilma Rousseff, à China em 2011, injetaram vigor ao desenvolvimento da parceria estratégica bilateral, avalia a embaixada chinesa no Brasil.
As duas partes podem aproveitar a oportunidade de ampliar sua cooperação em setores como comércio, investimento, finanças, recursos energéticos e construção de infraestrutura e procurar mais possibilidades de cooperação em ciência espacial, tecnologia, educação, agricultura e turismo para intensificar a cooperação prática.
A China e o Brasil também defendem os interesses dos países em desenvolvimento nos mecanismos multilaterais, como o G20, o BRICS e a Organização Mundial do Comércio, melhorando a coordenação nos assuntos importantes.
De Brasília
Com informações da Ass. Dep. Osmar Júnior