Sem categoria

Cuba não participará em Cúpula das Américas por falta de consenso

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, declarou nesta quarta-feira (7) que Cuba não participará na Cúpula das Américas, que se realizará no próximo mês na cidade colombiana de Cartagena, por não se ter chegado ao consenso entre os países do hemisferio.

“Analisamos os detalhes do tema da participação de Cuba na Cúpula que se realizará em Cartagena. Como temos dito desde o início, é um tema que requer consenso; consenso que desafortunadamente não conseguimos encontrar”, afirmou Santos ao término de sua visita a Cuba, onde se reuniu com os presidentes da nação caribenha, Raúl Castro e da Venezuela, Hugo Chávez.

O mandatário colombiano também disse a Raúl “de forma muito clara que respeitamos a posição de vários países diante da necessidade de que Cuba faça parte e participe destas Cúpulas”.

Acrescentou que a Colômbia quer que a situação de Cuba, sua participação nas Cúpulas, seja discutida de manera construtiva e elevada na Cúpula que terá lugar em Cartagena.

“Assim nos manifestamos perante o presidente Raúl Castro e assim nos manifestaremos aos demais países”, afirmou Santos, ao recordar que “esse tema, está sem encontrar solução há muitos anos e por isso fazemos votos para que esta incômoda situação não se repita no caso da próxima Cúpula que se realizará no Panamá”.

Finalmente, o presidente Santos agradeceu ao governo e ao povo de Cuba por sua hospitalidade e generosidade, e pela resposta a um pedido da Colômbia para que Cuba ajude no campo desportivo.

“Para ter um melhor desempenho e ter o esporte como algo muito importante dentro de nossas políticas públicas”, concluiu.

A reunião do presidente Santos com seu homólogo de Cuba, Raúl Castro, durou quatro horas, durante as quais os dois chefes de Estado analisaram temas internacionais, temas regionais e bilaterais. Estiveram presentes também os chanceleres da Colômbia e de Cuba, María Ângela Holguín e Bruno Rodriguez, respectivamente.

Cubadebate