Justiça absolve Lipa Xavier (PCdoB – Montes Claros)
Na última semana de fevereiro foi julgada a Ação Cível referente ao inquérito aberto em julho de 2008, pela Polícia Federal, contra nove dos 21 vereadores de Montes Claros, entre os quais o então vereador Lipa Xavier, do PCdoB. Na ocasião os vereadores da maior cidade do norte de Minas foram presos pela PF, com grande estardalhaço midiático, sobretudo sobre o então vereador comunista, que por quatro mandatos consecutivos representou o PCdoB na Câmara Municipal da cidade.
Publicado 14/03/2012 10:33 | Editado 04/03/2020 16:49
O PCdoB de Montes Claros, juntamente com a Direção Estadual de Minas Gerais, da qual o ex-vereador é integrante, fizeram durante todo esse tempo defesa veemente do seu dirigente e parlamentar. Para os comunistas o ex-vereador Lipa Xavier, que sempre teve postura exemplar nos seus mais de 25 anos de militância no Partido e 16 anos na Câmara Municipal, jamais esteve envolvido em qualquer ato ilícito envolvendo recursos públicos.
Para a mídia, no entanto, nada como uma simples suposição para linchar alguém ligado à esquerda e, sobretudo, ao PCdoB. E não foi outra a sua atitude: mesmo que o caso envolvesse como suspeitos nove vereadores da cidade, apenas o então parlamentar comunista figurou como capa dos maiores jornais do estado e da cidade na cobertura do caso. E somente ele teve a sua foto usada, durante dias seguidos, numa enquete sobre o caso mantida no ar por um dos maiores portais de internet da região. Afinal, aquela era a oportunidade que tinham de execrar publicamente um dirigente do PCdoB, sobre quem pesava mera suspeição de ilicitude, pois o PCdoB jamais tivera integrantes envolvidos em tais tipos de notícia. Já com relação aos demais, integrantes de outros partidos, o caso não constituía nenhuma novidade.
Quase quatro anos se passaram desde então. O caso custou ao PCdoB a perda momentânea do seu mandato na Câmara em 2010 e causou um forte impacto nas fileiras partidárias na cidade e em todo o norte de Minas. O Partido e o seu parlamentar não tiveram meios suficientes para se defender dos ataques sofridos desde então, vindos das mais diversas frentes, da imprensa e de outros setores ligados a partidos adversários e até mesmo aliados.
A decisão tomada recentemente pela Justiça, no entanto, restaura e resgata a honra do ex-vereador Lipa Xavier. Absolvido na Ação Cível instaurada, o dirigente comunista aguarda também absolvição na Ação Criminal que ainda aguarda julgamento.
Para o ex-vereador trata-se – ainda que tardiamente – de uma reparação. “O PCdoB, que nunca se curvou diante de ataques maiores, não iria baixar a cabeça nessa ocasião.”