Sem categoria

Ministério do Esporte defende aprovação rápida da Lei da Copa

A aprovação da lei Geral da Copa na Câmara vai ajudar nos preparativos do evento e facilitar a relação do governo brasileiro com a Fifa. O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, defendeu a votação rápida da matéria no Plenário da Câmara e nos moldes do que foi aprovado na comissão especial. E para isso pediu o apoio da bancada do PCdoB na Casa, com quem almoçou nesta quarta-feira (14).

A votação do projeto que trata da Lei Geral da Copa, previsto para acontecer esta semana, foi novamente adiada. A matéria, relatado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP) e aprovado em comissão especial, já teve o regime de urgência aprovado pelo plenário na semana passada.

O texto que será apreciado pelos deputados prevê grandes conquistas, avalia Luis Fernandes, citando a garantia de meia-entrada para idosos em todas as categorias de ingresso e meia-entrada para estudantes e outros segmentos sociais como beneficiários do Bolsa-Família. Conquistas que, segundo ele, outros países que sediaram jogos da Copa do Mundo não conseguiram.

“O PCdoB vem atuando no sentido de garantir avanços para o Brasil e seu povo na questão da Copa de 2014 e muitos dos aperfeiçoamentos adotados pelo relator foram fruto de sugestões do partido”, diz nota publicada pelo Partido.

O texto que será votado em plenário libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, ponto polêmico da matéria. De acordo com Vicente Cândido, a venda de bebida vai obedecer a critérios rígidos de segurança e será permitida apenas em copos plásticos.

Ainda está previsto no texto a possibilidade de a União declarar feriados nacionais nos dias em que houver jogos da seleção durante a Copa do Mundo. Estados e municípios também poderão declarar feriados os dias de partidas em suas cidades-sede. Depois de aprovada na Câmara, a proposta ainda segue para análise do Senado.

De Brasília
Márcia Xavier