Aniversário do PCdoB: na praça com o Povo
Uma grande festa em comemoração aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil ocupou a Praça Sete de Setembro, em Belo Horizonte, na tarde de ontem, sexta-feira com direito a bolo e balões vermelhos. Militantes e amigos do PCdoB de BH, Contagem, Betim e outras cidades da RMBH contagiaram as milhares de pessoas que passaram pelo local de 16hs às 19hs.
Publicado 17/03/2012 11:16 | Editado 04/03/2020 16:49

O PCdoB é o Partido do Socialismo com a cara do Brasil, não nasceu para ser somente mais uma legenda no jogo político brasileiro. Ele existe para cumprir uma missão histórica oriunda de sua própria natureza classista e patriótica. A missão do PCdoB é contribuir para que a nação brasileira alcance sua plena Liberdade. Liberdade está que só será possível com a presença hegemônica dos trabalhadores e dos patriotas no poder político Estatal.
A festa de aniversário do PCdoB ocorrida ontem reflete sua essência. Uma festa na praça, no meio povo trabalhador. Militantes distribuindo o jornal A Classe Operária, órgão oficial da imprensa partidária, e flamulando as bandeiras vermelhas do Partido com a insígnia da foice o martelo, símbolo maior da luta de todos os povos pela sua emancipação. E também tambores e bonecos simbolizando a cultura popular brasileira que deram um tom mágico à festa.
Nas palavras da presidenta do PCdoB em Minas, Jô Moraes, o PCdoB é o Partido mais antigo do Brasil e ao mesmo tempo é o Partido do futuro. “O futuro pertence ao povo e o PCdoB é o Partido do povo, da juventude, das mulheres e dos trabalhadores”, disse Jô Moraes. De fato, foi marcante a presença de jovens no ato. As jovens lideranças da União da Juventude Socialista (UJS) demonstraram seu compromisso e participaram em peso. “A UJS se orgulha de fazer parte da História de um Partido tão importante para o Brasil como o PCdoB”, disse o presidente da UJS Minas, Flávio Panetone.
Ao final da tarde, o povo e o PCdoB se reuniram para assistir ao show que o renomado sambista Fabinho do Terreiro concedeu em homenagem ao Partido. Ele animou a todos que saiam do trabalho e passavam pela região da Praça 7. Fabinho, que também é militante do PCdoB, cantou, em conjunto com sua banda, vários sucessos do Samba e também cantou os parabéns ao PCdoB pelo seu aniversário.As comemorações de aniversário do PCdoB em Minas ainda não acabaram. Várias cidades pelo estado realizarão atividades e acontecerá uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Minas Gerais no dia 12 de abril.
Clique e leia o manifesto lançado pelos comunistas sobre a história do Partido.