PCdoB homenageia militantes históricos em Sessão Solene

Na noite desta terça-feira (20), os 90 anos de fundação do PCdoB foi homenageado em uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O deputado Ricardo Costa, do PTC, abriu a reunião parabenizando a legenda e salientando que a Assembleia tem a oportunidade de homenagear o PCdoB por suas ações e coragem entre as agremiações políticas nacionais que lutaram em defesa de seus ideais e de uma sociedade justa.

Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, vereadores do Recife, Olinda e Jaboatão, presidentes de partidos e ex-parlamentares.
      

"O PCdoB é um partido que aprende com sua própria experiência, com a trajetória de lutas do povo brasileiro e com a evolução dos movimentos libertários no mundo", afirmou o deputado Luciano Siqueira. Ele ressaltou ainda que o momento de festa é também de reflexões e de homenagens a tantos militantes, destacados ou anônimos, que dedicaram a vida à causa socialista. A homenagem da Casa a mais antiga legenda em atividade no País foi uma iniciativa do parlamentar comunista.

Luciano Siqueira falou ainda da importância de um partido se manter existente durante nove décadas ininterruptas, mesmo tendo que viver quase 60 anos sob sigilo. "Penso que ao se tratar de 90 anos de existência, por si só isso representa um significado muito importante, num País em que muitos partidos duram pouco tempo. Dos seus 90 anos, mais de dois terço desse período se deram no constrangimento e assim mesmo nunca perdeu a sua identidade e nem deixou de atuar", declarou.

O presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, falou sobre o período de militância e as dificuldades enfrentadas pelo partido ao longo dos 90 anos de existência. "O fato de comemorarmos 90 anos é uma façanha enorme, é motivo de enorme alegria. Essa não é uma comemoração apenas dos comunistas, mas da sociedade. O socialista é o futuro da humanidade", discursou.

O presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, recebeu uma placa comemorativa da Assembleia. O dirigente agradeceu e lembrou que a iniciativa da Casa é importante para reverenciar a história da legenda. Durante a reunião, outros militantes do partido também foram homenageados com placas pelo Legislativo.


Alanir Cardoso entregou placa a Eufrásio José, um militante histórico


Renildo Calheiros entregou a placa a Zezinho, histórico militante que ajudou na reorganização do Partido

Outro momento importante da reunião foi durante a divulgação do vídeo que homenageia os 90 anos de fundação do PCdoB. As imagens que mostraram um pouco da vida militante e as marcantes lutas do PCdoB emocionaram os militantes que, ao terminar o vídeo, se levantaram e entoaram o grito mais tradicional e conhecido dos comunistas. 



História

Com atuação direcionada para os meios sindicais e estudantis, o PCdoB foi fundado no Rio de Janeiro, inspirado nos ideais da Revolução Russa de 1917. Em Pernambuco, comunistas históricos tiveram seus nomes consagrados, entre eles Gregório Bezerra, João Amazonas e o escritor Paulo Cavalcanti.

Com a volta do regime democrático no Brasil, depois do golpe de 1964, o PC do B voltou à legalidade, em 1985. Atualmente, integra a base de sustentação do Governo Dilma Rousseff, com dois senadores e 14 deputados federais, além do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. Nos Estados e municípios, a legenda é representada por 18 deputados estaduais, 42 prefeitos e 608 vereadores.

Do Site de Luciano Siqueira,
com informações da Alepe.