Sem categoria

Pesquisa dá a Chávez vantagem superior a 30 pontos sobre Capriles

A seis meses das eleições presidenciais de 7 de outubro, pesquisas privadas têm divulgado estudos que têm um denominador comum: o mandatário Hugo Chávez Frías conta com uma vantagem superior a 30 pontos de intenção de voto sobre a opção de direita, Henrique Capriles Radonski.

Chávez tem ampla vantagem frente ao candidato da oposição, dizem pesquisas/ Foto: AVN

Neste domingo (18), uma sondagem realizada pelo Instituto Venezuelano de Análises de Dados (Ivad) revela o crescimento sustentável que vem tendo a candidatura de Chávez nos últimos seis meses, o que aumentou a diferença a seu favor de 18% em outubro de 2011 a 29,9% em março de este ano.

Para Ivad, que realizou seu trabalho com uma mostra de 1.200 pessoas entre 6 e 13 de março, o terceiro mandato do presidente Chávez é uma tendência praticamente irreversível” e seria alcançado com, ao menos, 65% dos votos.

Dados similares são demonstrados pelo Grupo de Investigación Social Siglo XXI (GisXXI). Com base em 2.500 entrevistas distrubuídas proporcionalmente por estado, com um nível de confiança de 95%, a sondagem dá a Chávez uma vantagem de 33% ante seu oponente.

Denúncia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, advertiu nesta segunda-feira (19) sobre a existênica de um plano para matar o candidato opositor à presidência, Henrique Capriles Radonski. "O diretor do Sebin (Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional) se reuniu com a equipe do governador de Miranda porque há informação sobre um ataque contra ele, e não é o governo", disse Chávez em entrevista à TV estatal.

"Como Estado somos obrigados a comunicar tal situação e lhe dar proteção, como a qualquer cidadão venezuelano, especialmente neste contexto", destacou Chávez. "É uma informação que levamos a sério devido às fontes e já passamos isto à equipe de segurança do candidato burguês", reforçou.

Com informações da AVN e da AFP