Sem categoria

Maioria teve reajuste salarial acima da inflação em 2011

Quase 90% dos trabalhadores brasileiros conquistaram aumento salarial acima da inflação, em 2011, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). De um total de 702 unidades de negociação registradas no Sistema de Acompanhamento de Salários do Dieese, 87% conseguiram reajustes acima da inflação. Apenas 8% foram corrigidos pela inflação e 6% abaixo dela.

Segundo o Dieese, o resultado confirma a tendência observada nos últimos anos – quando a maioria das categorias profissionais analisadas conquistou aumentos reais para os salários nas negociações de data base.

Vale lembrar, também, que o ano passado foi marcado por intensas mobilizações de trabalhadores e trabalhadoras, organizados em seus sindicatos. Um vídeo produzido em outubro de 2011, pela TV Vermelho, abaixo, ajudará a relembrar os acontecimentos.

"Combinar democracia, com crescimento econômico, com taxa de inflação relativamente baixa, com a maior participação dos trabalhadores, através das centrais sindicais só neste período dos anos 2000, sobretudo de 2003 para cá", destaca na reportagem José Silvestre Prado, coordenador de Realções Sindicais do Dieese.

O comércio foi o setor que apresentou o maior percentual de negociações com aumento real de salários -cerca de 97%. Somente 2% tiveram reajustes com os mesmos percentuais da inflação e pouco mais de 1% perdas reais.

Na indústria, 90% das negociações foram com aumentos reais. Já no setor de serviços, 76% obtiveram aumentos reais, 12% iguais ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 12% abaixo.

Entre as categorias de serviços, os que trabalham em bancos e empresas de seguro privados tiveram o segundo maior percentual de reajuste, com 1,78% de ganho real. O maior índice foi obtido pelo segmento do turismo e hospitalidade, com 1,86%.

Com Agência Brasil