Amazonas ganha décima Unidade de Produção de Alevinos

Com o objetivo de aumentar a produção de pescado, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), inaugurou a décima Unidade de Produção de Alevinos (UPA) no Amazonas. A solenidade aconteceu ontem, 21 de março, no município de Manicoré (421 km ao sul de Manaus). Em 20 dias, Borba deve receber estação semelhante.

UPA Manicoré

Fruto de um convênio com o Ministério da Pesca e Aqüicultura no valor de R$ 765 mil, as UPA’s estão sendo construídas em 14 cidades com potencial para a piscicultura. Cada uma tem capacidade para produzir, em média, 600 toneladas de peixe ao ano e é composta por quatro viveiros de 600 m2, um bloco administrativo com salas para guardar ração e poço artesiano.

De acordo com a secretária executiva da Sepror, Tanara Lauschner, as unidades significam o pontapé inicial de um grande projeto para o interior. “O Governo do Estado não dá o peixe, ele ensina a pescar. Leva oportunidade para o campo”,disse.

O presidente da Cooperativa dos Aquicultores Sustentáveis de Manicoré (Coopasmam), Marcos Sávio, concorda. “Essa estação é um marco histórico para o município. É uma obra estruturante que vai trazer desenvolvimento. É o projeto mais importante da cidade”, ressaltou.

No ano passado, a Coopasmam produziu 103 mil unidades de pescado. Com a UPA, a cooperativa espera produzir 2 milhões de peixes até a metade de 2013.
O secretário Eron Bezerra explica a meta das UPA’s. “Nosso objetivo é aumentar a produção de pescado e descentralizar a produção de alevinos, feita até então somente em Balbina, Presidente Figueiredo”.

A construção das unidades faz parte do programa de expansão da produção, sendo fruto de convênio entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República e a Sepror, que objetiva o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado no Amazonas.

Estima-se que a produção de pescado proveniente da piscicultura salte de 3 mil para 10 mil toneladas com as unidades de produção de alevinos. A renda bruta do produtor pode chegar a R$ 15 mil. Pelo menos 600 famílias serão beneficiadas com as estações.

Assessoria de Comunicação