Sesa inaugura unidades básicas construídas com verbas do Estado

Na Região Metropolitana foram construídas, com recursos do governo do Estado, 13 Unidades Básicas de Saúde da Família nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A UBSF de Horizonte será inaugurada nesta sexta-feira, 23, às 17h, com a participação do secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

Em todo o Estado, o Estado liberou recursos para as obras de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família. No total, R$26.676.000,00. A maioria já foi concluída e entregue à população. As próximas a serem inauguradas ficam em Pacoti, dia 27 deste mês, Aurora, dia 31, e Maranguape, dia 12 de abril.

Apenas 25 das 150 UBSFs estão com as obras em fase de acabamento. Em todas, além de consultórios médico e odontológico, a população é acolhida com sala de vacinação de orientações sobre cuidados com a saúde, farmácia e banheiros adequados para pessoas com deficiência.

Incentivo

Os municípios contemplados com as novas unidades cumpriram metas de atenção básica: cobertura de pelo menos 70 por cento do Programa Saúde da Família, realização de quatro consultas, no mínimo às gestantes, e ainda participação nos consórcios públicos de saúde, estratégica adotada pelo governo do Estado para a gestão compartilhada nas policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas regionais.

Fonte: Sesa