Sem categoria

China diz querer evitar piora da situação na Península Coreana

O governo da China afirmou nesta quinta-feira (29) que "salvaguardar a paz e a estabilidade da Península Coreana e do Nordeste Asiático e prevenir o agravamento da situação na região" correspondem aos interesses de todos os envolvidos na questão.

A afirmação foi feita em entrevista coletiva pelo porta-voz da chancelaria Hong Lei, em resposta ao questionamento de jornalistas sobre a suspensão pelos EUA da prometida ajuda alimentar à República Popular Democrática da Coreia (RPDC).

O secretário adjunto de Defesa dos EUA encarregado dos assuntos de segurança do Leste Asiático e Pacífico, Peter Lavoy, anunciou nesta quarta-feira (28) a suspensão da ajuda à RPDC.

O anúncio foi feito durante a audiência da comissão militar da Câmara dos Deputados sobre segurança da Península Coreana.

Para os EUA, a decisão da RPDC de lançar um satélite demonstraria a "falta de vontade" do país em cumprir suas promessas internacionais. "Lamentavelmente", segundo ele, os EUA foram obrigados a suspender o auxílio ao país asiático

Ao responder a perguntas de deputados, Peter Lavoy apontou que a confiança dos EUA na RPDC está "abalada" também com respeito ao cumprimento do acordo EUA-RPDC.

Questionado pelos jornalistas, Hong Lei elogiou, em nome da China, o consenso alcançado no dia 29 de fevereiro entre RPDC e EUA. Manifestou ainda o apoio do país ao diálogo entre as partes e a esperança de que elas se esforcem para salvaguardar a paz e estabilidade regional.

A RPDC pretende lançar em breve um satélite ao espaço e os Estados Unidos utilizaram o fato para mais uma vez faltarem com compromissos assumidos em acordo internacional fechado entre os governos dos dois países. Anteriormente, os Estados Unidos bloquearam contas de empresas norte-coreanas, provocando o abandono da negociação multilateral por parte da RPDC sobre a questão nuclear na Península Coreana.

Com informações da Rádio Internacional da China