Eduardo Farias promove  avaliação do 1° ano de mandato

 O deputado estadual Eduardo Farias promoveu uma reunião para avaliar seu 1° ano de mandato.

dudu2

 O evento aconteceu no dia 17 de março, das 8h às 12h, no auditório da FETACRE (Federação dos Trabalhadores do Acre) e contou com a presença de autoridades políticas, representantes de comunidades, cooperativistas e demais convidados. Além da avaliação do mandato, o deputado tomou por base em sua apresentação, os projetos realizados, em andamento e nos que irão ser elaborados.
No decorrer do encontro foram avaliados projetos nas áreas da agricultura familiar, cooperativismo, econômia solidária, meio ambiente e saúde. Representantes dessas respectivas áreas puderam falar sobre os trabalhos realizados através do apoio recebido pelo parlamentar e também dos avanços que obtiveram.
De acordo com a representante da Associação Humanita (projeto que desenvolve atividades de inclusão a pessoas de baixa renda, e no Acre, especificamente a ribeirinhos) Joseane Nogueira, o apoio recebido de Farias foi de extrema importância. “Em um momento de dificuldade, o Eduardo nos ofereceu ajuda com suporte médico e então, conseguimos atender mais de 1500 ribeirinhos. Somos muito gratos, principalmente pela generosidade e humildade que ele teve conosco e com o projeto”, relata.
O professor universitário Carlos Franco, que faz parte do projeto Economia Solidária, comentou sobre os avanços alcançados desde que começou a receber a colaboração do deputado. “O Eduardo nos ofereceu apoio e através dele fechamos uma parceria que tem nos permitido enviar alunos para fazer estudo de campo, realizando projetos de pesquisa para micro e pequenas empresas, que não teriam condições de financiá-los. Atualmente, estamos enviando mais 32 alunos bolsistas que realizarão pesquisas de extensão para esses empreendimentos”, ressalta.
O presidente da associação dos moradores do bairro Taquari, Salim Manasfi, também esteve presente na reunião. Salim, representando os demais residentes daquele bairro, agradeceu o apoio recebido pelo parlamentar durante o período da alagação. “Todos os dias o Eduardo esteve nos ajudando, fosse com doações de alimentos ou materiais de limpeza ou com atendimento às famílias desabrigadas, sendo sempre solidário com nossa causa e mostrando que é um exemplo a ser seguido por sua humildade e caráter”, agradece.
O encontro contou também com a presença da deputada federal Perpétua Almeida, da vereadora Ariane Cadaxo, do secretário municipal de educação, Marcio Batista e de um dos fundadores do PT no Acre, Abrahim Farhat, o Lhé. Todos manifestaram suas opiniões, além de sugerirem ações para o mandato, que foram prontamente aceitas por Farias.
Eduardo destacou a importância da presença de todos e das sugestões de novos projetos. “O nosso mandato tem como base a coletividade. Fomos eleitos pelo povo e nada mais justo do que ouvir seus anseios. Todas as nossas ações surgem através de conversas com a população. Por isso realizamos esta reunião de avaliação, para reafirmar nosso compromisso com os projetos com os quais já trabalhamos e receber sugestões para novos planos”, finalizou.

Abaixo, resumo de algumas ações desenvolvidas durante o 1° ano de mandato do Dep. Eduardo Farias
AGRICULTURA FAMILIAR

· No que se refere à agricultura familiar, foram realizadas reuniões com representantes da SEAPROF, SEF, FETACRE, Secretaria da Mulher, UFAC.
· Foram realizadas 15 reuniões na zona rural com 9 associações:
· Criação de cooperativa de mulheres no Pólo Geraldo Fleming;
· Viabilização da Saúde Itinerante nos Projetos Itamaraty I e Itamaraty II, Fortalecimento do PCdoB Projeto Carão no Barro Alto, Cajazeira, Água Preta e Colibri/Bagaço;
· Constituição da Associação e acompanhamento do Projeto dos Papagaios, Água Preta e Projeto Carão, Quixadá;
· Apoio ao agrupamento de terras, viabilização da cooperativa de alevinos, formação de um banco rural no Assentamento Água Preta.

COOPERATIVISMO e ECONÔMIA SOLIDÁRIA

No que se refere ao movimento cooperativista, foram realizadas 36 reuniões tendo como objetivos:
· Criação de cooperativas;
· Participação em palestras;
· Inauguração de cooperativas;
· Debate e criação da frente do cooperativismo no parlamento;
· Debate da semana do cooperativismo no ano 2011;

No que se refere à economia solidária:
· Foram realizadas 15 reuniões para implementação e a criação do Banco Vitória / Incubadora de Empreendimentos da UFAC.
· Dez reuniões para criação e acompanhamento da Escolinha do Santos com Projeto da Petrobrás que vai atender 150 crianças de baixa renda em vários bairros.

MEIO AMBIENTE

· Participação e organização em palestras, seminários e encontros que tinham como tema: Energia Sustentável, Meio Ambiente e Desenvolvimento, entre outros;
· Criação do INMA – ACRE;
· Audiência pública da criação da data comemorativa ao aniversário do Rio Acre
· Assinatura da Lei alusiva ao Rio Acre e Lançamento do programa de conservação e recuperação de nascentes e matas ciliares na Bacia do Rio Acre e Comemoração da Criação do Aniversário do Rio Acre;
· Participação em atividades para prevenção de danos causados por problemas ambientais;
· Apoio às escolas na realização de atividades de educação ambiental;
· Apoio em atividades realizadas junto aos moradores da zona rural.

SAÚDE

· Foram realizadas reuniões com representantes da Federação dos Trabalhadores em Agricultura, Secretarias de Saúde, Associações rurais para viabilização da criação do Cartão Verde;
· Reuniões com o Sindicato dos médicos e Governo Estadual para construir uma proposta de validação de diplomas de médicos formados no exterior;
· Reuniões com os Conselhos Municipal e Estadual de Combate às Drogas;
· Visitas às casas de terapias para levantamento situacional do problema;
· Reunião com o Gab. da Deputada Federal Perpétua Almeida e as coordenações de casas terapêuticas para discussão de destinação de verba parlamentar;
· Início das discussões para organização do Seminário para elaborar estratégias de combate à dependência química.

Ascom