Sem categoria

Jamil Murad: o PCdoB sempre lutou pelo povo brasileiro

Na esteira das comemorações dos 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o vereador Jamil Murad protocolou nesta quarta-feira (28) requerimento de voto de congratulações pelos 90 anos do Partido.

Por Priscila Lobregatte*

“O Partido Comunista do Brasil durante esses 90 anos de existência esteve presente em todas as lutas do povo brasileiro. Sua atuação foi determinante nos rumos da história deste país e nos avanços indiscutíveis em todos os setores”, coloca o documento.

Mais adiante, aponta: “O Partido Comunista do Brasil, organização política de vanguarda da classe operária e do povo trabalhador, apoiada na teoria revolucionária marxista-leninista, mantêm-se empenhado na luta pelo socialismo e na construção de uma nova formação política, econômica e social capaz de sustentar a soberania da Nação e a valorização do trabalho e de edificar um país soberano, democrático e solidário que estabeleça relações de paz e respeito entre os povos”.

Leia a seguir o requerimento:

Requer voto de congratulações aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil – PCdoB

Requeiro ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, na forma regimental artigo 223, inciso XV, seja inserido na ata dessa sessão voto de congratulações ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que completa 90 (noventa) anos de existência.

Mil novecentos e vinte e dois foi um ano marcante na história do Brasil. O ambiente era de efervescência em todos os campos. Na área cultural a Semana de Arte Moderna revolucionou os parâmetros da arte. Eclodiram lutas operárias e greves gerais. Respirando os ares da revolução proletária ocorrida na Rússia em 1917, que encheu o planeta de esperança na construção de um mundo sem explorados e exploradores, surgiu o Partido Comunista do Brasil.

Comemoramos os 90 anos de luta deste partido.

O Partido Comunista do Brasil durante esses 90 anos de existência esteve presente em todas as lutas do povo brasileiro. Sua atuação foi determinante nos rumos da história deste país e nos avanços indiscutíveis em todos os setores.

Passando por diversos períodos de clandestinidade e perseguição, com inúmeros companheiros mortos e torturados, o partido sempre construiu-se e reconstruiu-se, mantendo alta e constante a bandeira do socialismo e da luta por uma sociedade livre e igualitária. Lutando pela liberdade e pela justiça, contra as arbitrariedades, a violência, a miséria e a barbárie, sempre viu no socialismo a necessidade do desenvolvimento da sociedade brasileira e da humanidade.

Participou ativamente, entre outras, da luta anti-imperialista em 1935, da luta pela derrubada da ditadura militar, na luta pela soberania nacional. Significativo foi o papel do Partido na luta “O Petróleo é nosso”, que culminou na fundação da Petrobras, bem como nas Assembleias Constituintes, na luta pela Anistia e “Diretas Já”.

O Partido teve, nesses 90 anos, papel significativo na organização e na luta dos trabalhadores, na emancipação das mulheres, na luta contra o racismo e qualquer tipo de discriminação, na organização da juventude e demais setores em prol de uma sociedade livre, justa e igualitária.

Sempre defendeu a afirmação e florescimento da cultura nacional, a proteção do meio ambiente, a garantia de liberdade e democratização da sociedade brasileira.

O Partido Comunista do Brasil, organização política de vanguarda da classe operária e do povo trabalhador, apoiada na teoria revolucionária marxista-leninista, mantêm-se empenhado na luta pelo socialismo e na construção de uma nova formação política, econômica e social capaz de sustentar a soberania da Nação e a valorização do trabalho e de edificar um país soberano, democrático e solidário que estabeleça relações de paz e respeito entre os povos.

Em razão de seu indiscutível papel histórico desempenhado em defesa da liberdade e da igualdade, requeiro voto de congratulações e encaminhamento de cópia deste ao Comitê Nacional do Partido Comunista do Brasil na R. Rego Freitas, 192, São Paulo, SP, CEP 01220-010, ao Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil na R. Frei Eusébio da Soledade, 74, São Paulo, SP, CEP 04106-030, ao Comitê Municipal de São Paulo na Rua Tamoio, 18, São Paulo, SP, CEP 04009-010 e ao Instituto Mauricio Grabois na R. Rego Freitas, 192, São Paulo, SP, CEP 01220-010.

Sala das Sessões

Jamil Murad
Vereador do PCdoB

 
*Priscila Lobregatte, assessoria do vereador Jamil Murad.