Os preparativos e debates antes da Rio+20

 A Comissão de Relações Exteriores da Câmara pretende participar efetivamente da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Isso foi o que afirmou a presidenta da Comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), nesta quarta-feira (21), durante encontro com secretário nacional do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, Laudemar Aguiar. “Devemos discutir a criação de uma delegação de deputados que represente a Câmara”, sugeriu a deputada.

 
Durante o encontro, Laudemar Aguiar apresentou a estrutura física e logístrica do Governo Federal para Rio+20 que ocorrerá em junho, no Rio de Janeiro. Laudemar Aguiar confirmou que dois problemas estruturais, hospedagem e transportes, ainda não foram totalmente solucionados pela comissão organizadora. 
 
Perpétua Almeida esclareceu que dará atenção especial aos projetos de acordos para serem votados na Câmara que tratam da Conferencia, especialmente com relação aos recursos que serão utilizados no evento. E disse ainda que "nossa participação no evento será efetiva. É fundamental que os deputados tenham a oportunidade de apresentar propostas para tornar o mundo mais sustentável”, declarou. 
 
Laudemar Aguiar esclareceu que a Rio+20 é um evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que o Brasil é o país sede da Conferência que discutirá soluções para questões sociais, econômicas e ambientais do país. A expectativa é que participem da Rio+20 mais de 190 Estados-Membros da ONU, 120 Chefes de Estado de Governo e 50 mil participantes credenciados.
 
A Rio+20 será realizada de 13 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro e ficou assim conhecida porque marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
 
De Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida