“O livro comprova a luta da classe trabalhadora”, diz pesquisador
“Essa coletânea é um verdadeiro testemunho da importância dos arquivos para a compreensão da história da luta da classe trabalhadora”. Foi como resumiu Antonio José Marques, ao expor a importância o livro ‘Arquivo, Memória e Resistência dos Trabalhadores no Campo e na Cidade’.
Publicado 31/03/2012 10:30

A coletânea foi lançado nesta sexta-feira (30), no salão nobre do Arquivo Nacional, no centro do Rio de Janeiro e já está disponível para consulta na internet.
Segundo Marques, o livro certamente será de interesse para arquivistas, historiadores, documentaristas, bibliotecários, cientistas sociais e demais pesquisadores e estudantes com atuação na área dos arquivos operários, rurais e sindicais.
Por ser produzida em formato eletrônico, a obra pode ser acessada nos portais do Centro de Documentação e Memória Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Arquivo Nacional e do Centro de Referência Memórias Reveladas.
A obra contém 18 artigos sobre experiências de organização de trabalhadores a partir de arquivos sindicais, arquivos rurais, da Justiça trabalhista, e sobre a memória da resistência ao regime de exceção que o Brasil vivenciou de 1964 a 1985.
Os artigos resultam de comunicações apresentadas no 2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e Seus Arquivos, promovido pelo Arquivo Nacional e pela CUT, realizado no ano passado, no Rio de Janeiro.
Com informações da Rede Brasil Atual