Sem categoria

A economia chinesa continua crescendo, diz primeiro-ministro

O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao afirmou na terça-feira (3) que, apesar do declínio de alguns importantes indicadores econômicos, a economia chinesa como um todo continua a crescer.

Apesar da queda, os principais indicadores econômicos ainda estão em níveis razoáveis, e confiança deve ser mantida na atividade econômica do país, disse Wen durante uma viagem de inspeção de três dias a Fujian na China Oriental e à província de Guangxi Zhuang, Região Autónoma no sul da China.

Wen pediu atenção para a implementação de sistemas flexíveis e políticas prudentes macro-políticas, com oportunas e adequadas adaptações a fim de garantir um desenvolvimento econômico sólido e rápido.

O governo apoia firmemente as pequenas e médias empresas e pondera sobre novas reduções fiscais estruturais para estimular seu desenvolvimento, disse Wen.

O governo deve cuidadosamente lidar com problemas como redução da demanda interna e custos crescentes de exportação, garantindo a liquidez financeira, estabilizando políticas de exportação, ajudando a reduzir os custos de produção e incentivandp mais as importações, disse o primeiro-ministro.

Wen também se reuniu com representantes de Fujian, Zhejiang, Jiangsu e Xangai com os quais discutiu sobre a situação econômica atual. Ele disse que a China deve prestar muita atenção às mudanças nos mercados domésticos e externos e alertou que a situação econômica global ainda é "sombria e complicada."

O governo deve tratar adequadamente a relação entre a manutenção de um desenvolvimento econômico sólido e rápido, adequando estruturas econômicas e gerenciando as expectativas inflacionárias, disse Wen.

O primeiro-ministro admitiu a necessidade de promover ajustes, entre estes a garantia de fundos suficientes para continuar a construção de projetos inacabados, especialmente projetos-chave do país.

Wen também destacou ainda o apoio à produção agrícola, garantindo o crescimento do comércio exterior estável, firme e a regulação do mercado imobiliário para promover ativamente a construção de habitações a preços acessíveis.

Fonte: China Daily