Sem categoria

Brasil é tema da 25º Feira Internacional do Livro de Bogotá

O Brasil foi o país escolhido pelos colombianos para ser homenageado na edição comemorativa dos 25 anos da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILbo), que acontece entre os dias 18 de abril e 1º de maio de 2012. Trata-se de um dos eventos mais importantes da Colômbia e, além de apresentar a literatura brasileira, oferece uma ampla programação para celebrar a cultura do país convidado.

Brasil é tema da 25º Feira Internacional do Livro de Bogotá

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada do Ministério da Cultura (MinC), e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), trabalharam em conjunto para organizar a participação brasileira.

Essa ação interministerial corresponde à determinação do governo brasileiro de contribuir para o processo de internacionalização do livro e da literatura do país. A homenagem em Bogotá marca na atual gestão o início dessa nova forma de ação, de maior vulto na cena internacional.

O pavilhão brasileiro no evento terá três mil metros quadrados e foi projetado por Daniela Thomas. A programação contará com cerca de 50 escritores do país, debates sobre políticas de leitura, mostras de filmes nacionais, espetáculos musicais e de dança e exposições. As atividades foram planejadas de acordo com as demandas dos colombianos e o empenho do Brasil em mostrar a diversidade de sua cultura.

A outra parte da programação, com atividades culturais não literárias (como shows e mostras de cinema), foi organizada pelo Ministério das Relações Exteriores, com a participação da Embaixada do Brasil em Bogotá.

Programação

O evento será aberto pelo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e a ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda. No primeiro dia da FILbo – 18 de abril, a escritora Nélida Piñon abrirá a programação geral do evento com uma mesa dedicada à sua trajetória e obra. E conversará com o escritor colombiano Guido Tamayo.

Os autores brasileiros falarão em diferentes espaços da Feira. No pavilhão brasileiro, acontecerá o ciclo Aquarela Brasileira, com autores nacionais e homenagens. Os centenários de Jorge Amado e Nelson Rodrigues serão celebrados em Bogotá com leituras de trechos de seus livros por atores colombianos. Na homenagem a Amado, haverá degustação de quitutes baianos.

Um dos livros lançados na Feira será uma reedição de "Meu companheiro – 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes", de Maria Prestes. A obra é publicada pelas editoras Anita Garibaldi e E-papers, que tem na contra-capa um texto escrito pela presidente da República Dilma Rousseff.

Millôr Fernandes será tema de debate com o escritor Andres Hoyos, fundador da publicação El Malpensante e colunista do jornal El Espectador. Guimarães Rosa será lembrado no lançamento da sétima edição do concurso literário promovido pelo Instituto Cultural Brasil Colômbia (Ibraco). O tema desta edição será O Brasil dos Sonhos, em homenagem a Rosa, que exerceu funções diplomáticas em Bogotá.

Carlos Drummond de Andrade será tema de mesa (Como Ler Drummond) com Affonso Romano de Sant´Anna. Haverá mais uma homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós, destacado autor de livros infantis morto este ano, em mesa com colombianos e brasileiros.

Ao longo da FILbo, atores colombianos lerão ainda trechos de outros clássicos brasileiros, com Graciliano Ramos, Cora Coralina e Clarice Lispector.

De Brasília
Com agências