Sem categoria

Vanessa Grazziotin cobra aprovação de PEC do jornalista

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) antecipou a comemoração do Dia do Jornalista, neste sábado (7) e, em pronunciamento nesta quarta-feira (4), defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão, conhecida como PEC dos Jornalistas.

Na avaliação da senadora, o Supremo Tribunal Federal (STF) cometeu uma “grande injustiça” e deu um “duro golpe” na liberdade de imprensa ao dispensar a obrigatoriedade do diploma, num julgamento em 2009. Segundo ela, faltou ao Judiciário capacidade de melhor entendimento da matéria, o que exigiria um diálogo mais profundo com os próprios profissionais do jornalismo.

“A decisão constitui uma verdadeira afronta ao mundo trabalhista, atinge uma categoria muito importante para a formação do povo brasileiro e da democracia”, afirmou, cobrando a aprovação, em segundo turno, da PEC que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão.

“O STF torna medíocre o exercício da profissão e sinaliza para a sociedade que qualquer um pode ser jornalista. Não vejo isso com bons olhos. Tenho plena convicção que o Congresso Nacional e o Senado devem se posicionar contra esse verdadeiro atentado”, afirmou, recebendo apoio, em aparte, da senadora Ana Amélia (PP-RS), que é jornalista.

De autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a proposta foi aprovada em primeiro turno em novembro de 2011, com 65 votos favoráveis e 7 contra. O relator da matéria é o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Escudeiro da democracia

Vanessa disse que o jornalista é quem informa à população os temas de interesse da sociedade, registra os fatos positivos e denuncia os erros, os desmandos e a corrupção, cobrando providências da autoridade pública. “O jornalista pode ser considerado um fiel escudeiro da democracia”, afirmou.

“O jornalista assume a função de educar a sociedade e fortalecer a democracia. É preciso que esteja muito bem preparado como qualquer outra categoria, como médico, farmacêutico, advogado, engenheiro, professores”, disse ainda a senadora.

De Brasília
Márcia Xavier