Sem categoria

Criada associação para estimular amizade entre Brasil e Vietnã 

A aproximação entre o Brasil e o Vietnã vai contar com a ajuda da Associação de Amizade Brasil-Vietnã (Abraviet), entidade criada nesta quarta-feira (11), em encontro realizado no Senado, quando foi escolhida a primeira diretora da entidade. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que será o presidente da associação, enumerou a série de atividades que a entidade pretende desenvolver, como intercâmbios, estudos e pesquisas.

Criada associação para estimular amizade entre Brasil e Vietnã - Ass. Sen. Inácio Arruda

Escolhida a primeira diretoria, o senador Inácio Arruda anunciou que, na próxima sexta-feira (13), o primeiro mandatário do Vietnã , Nguyen Minh Triet, visitará o Brasil e convidou os membros da Associação para participar de encontro com ele. E, na próxima terça-feira (17), vão estar no Brasil os membros do Grupo de Amizade Vietnã-Brasil.

O jornalista José Reinaldo, que fará parte do Conselho Consultivo da entidade, confirmou que a entidade pretende fazer o enlace entre os povos, do ponto de vista turístico e cultural; estimular o comércio, mas sobretudo, fortalecer os laços de solidariedade.

“O povo brasileiro acompanhou com admiração a tenaz resistência dos vietnamistas à tentativa de ocupação imperialista norte-americana nos anos 60 e 70. Nós, que somos amigos do Vietnã, consideramos que a humanidade tem uma dívida eterna ao tributo do povo Vietnã, que pagou com milhões de vidas, em nome da causa da soberania nacional, liberdade e do socialismo”, avalia José Reinaldo.

A Abraviet será um centro aglutinador de atividades que possam fomentar a solidariedade com o povo irmão do Vietnã, promover a colaboração econômica, social e política entre ambos os povos, bem como trabalhar na difusão da história e da cultura como elementos para o fortalecimento da amizade e da paz das relações entre os dois países.

De Brasília
Márcia Xavier