Sem categoria

Solidariedade: fundada a Associação de Amizade Brasil-Vietnã

Na última quarta feira (11/4) foi formalizada em Brasília, DF, a constituição da Associação de Amizade Brasil-Vietnã (Abraviet) com a participação ampla de vários setores políticos e sociais do Brasil. Com o objetivo de fortalecer os laços de solidariedade, de cooperação e de amizade entre os dois povos e duas nações, a presidência da Abraviet ficou sob-responsabilidade do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e a vice-presidência com o ex-senador e atual deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Compõem, ainda, a diretoria executiva o deputado Artur Maia, PMDB da Bahia, o Professor da UFRGS, Paulo Fagundes Vizentini, os empresários Edson Antônio Meneguelli e o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Vietnã Rui Barreto Filho, além do jornalista Pedro de Oliveira.

Esta composição democrática e representativa da sociedade brasileira foi fortalecida com a contribuição nas tarefas da Associação de vários outros colaboradores e personalidades, como a do presidente do Instituto do Arroz do Rio Grande do Sul, Claudio Fernando Brayer Pereira, o presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas do RGS, Cláudio Bier, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Vietnã, o deputado estadual do PCdoB-RS Raul Carrion, os jornalistas José Reinaldo Carvalho e Luis Manfredini, a presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, o Coordenador da Bancada do PT no Senado Federal João Carlos Camargo Ferrer, o consultor Arlindo Fernandes, Fredo Ebling, suplente de deputado federal pelo PCdoB-DF, Joilson Cardoso da diretoria da CTB-DF e o economista David Fial kow Sobrinho.

Com a fundação da Abraviet completa-se a formação de um canal poderoso de intercâmbio nas mais diversas esferas de contato bilateral entre o Brasil e Vietnã, no terreno cultural, econômico e social, já que no final do ano passado constituiu-se, em Hanói, capital da República Socialista do Vietnã, a Associação de Amizade Vietnã-Brasil, com os mesmos propósitos da Associação brasileira. As relações entre os dois países têm se desenvolvido bastante no terreno econômico, mas muito mais poderá ser feito para aprofundar estes contatos. O Vietnã definiu, entre suas metas de relações internacionais, um conjunto de quatro países que serão prioridades nacionais para os vietnamitas: a China, Cuba, Laos e o Brasil. Destas nações, apenas o Brasil ainda não incrementou as relações bilaterais com o Vietnã num patamar mais elevad o e consistente como as condições objetivas que se apresentam já o permitem.

Sendo assim, a Abraviet assume a nobre tarefa de contribuir para o desenvolvimento das relações bilaterais entre os brasileiros e vietnamitas, colocando-se à serviço de aperfeiçoar a cooperação em todos os níveis. Tanto o Brasil, quanto o Vietnã, são países hoje preocupados com o desenvolvimento de suas respectivas economias, ambos participantes de organismos regionais importantes no combate à crise capitalista que teve início em 2008 nos Estados Unidos e que se espraiou para a Europa. O Brasil constrói a unidade sul-americana com o fortalecimento da Unasul e o Mercosul, enquanto que o Vietnã é participante ativo da Ansean, organismo econômico destacado do sudeste asiático.

Nos campos cultural e social as possibilidades de articulação bilateral também são promissoras, com acordos já iniciados entre a Universidade de Hanói e universidades brasileiras, para a formação e capacitação tecnológica da juventude de ambos os países.

Todos os interessados em participar e receber informações sobre as ações da Abraviet aqui no Brasil estão convidados a entrar em contato com o endereço eletrônico [email protected]

Da redação em Brasília