Sem categoria

Povos latinos soltam a voz na verdadeira Cúpula das Américas

Nesta quinta-feira (12), os povos da América soltarão sua voz na cidade das Caraíbas das Índias, na Colômbia, em um fórum totalmente independente da 6ª Cúpula das Américas, que será realizado neste fim de semana na mesma cidade.

De acordo com Enrique Daza, diretor nacional do Centro de Estudos do Trabalho, membro da Aliança Continental e organizador da Cúpula dos Povos, este será o verdadeiro encontro dos povos da América.

Daza explicou que este encontro constitui outro lado do encontro hemisférico oficial, no qual as propostas de integração e o pedido dos movimentos sociais são atendidos.

Nesse sentido, assegurou que na "chamada Cúpula as Américas serão abordadas uma série de temáticas previamente escolhidas por sua neutralidade e que não tratam os problemas reais que preocupam os povos do continente".

"São temas que foram escolhidos porque", segundo o próprio governo colombiano, "não implicam nenhuma divisão, ao mesmo tempo em que na denominada Cúpula Social se analisarão também esses assuntos".

Em troca, declarou, "o chamado da Cúpula dos Povos é a que estes também tenham o direito a opinar sobre os grandes problemas da região e não fazer um espetáculo de aparente participação, onde não existe".

O encontro será realizado em três dias; o primeiro será esta quinta-feira (12) e serão abordadas diferentes temáticas, como o modelo de desenvolvimento, integração, militarização e direitos humanos, mudança climática e economia verde, terra, território e soberania alimentar, tratados de livre comércio e crise econômica.

No segundo dia (sexta-feira (13)) mulheres, estudantes, igrejas, sindicalistas ou defensores de direitos humanos se reunirão em diferentes encontros para abordar temáticas setoriais.

Tudo isso culminará em uma assembleia em 14 de abril, na qual será definido um pronunciamento da Cúpula dos Povos para ser levado ao fórum presidencial por meio de uma mobilização social pelas ruas de Cartagena das Índias.

Fonte: Prensa Latina