Sem categoria

China e Vietnã defendem paz e estabilidade regional

China e Vietnã reafirmaram nesta sexta (13) a vontade de desenvolver relações de amizade e manter a paz e estabilidade na região.

Com essa posição concordaram o vice-presidente Xi Jinping e o chefe do Estado Maior General do Exército da vizinha nação, Do Ba Ty.

À frente de uma delegação integrada pelos máximos chefes de diferentes serviços e departamentos do exército vietnamita, Do Ba Ty realiza uma visita à China.

Diante da complexa situação internacional, ambos os países devem realizar esforços mancomunados para sustentar a direção correta no desenvolvimento das relações bilaterais, contribuir ativamente benefícios a seus povos e manter a paz e a estabilidade na região, disse Xi, de acordo com versões oficiais do encontro.

Seu interlocutor assinalou que Hanói está disposto a trabalhar com Beijing para defender firmemente a amizade entre as duas nações, tratar adequadamente as disputas e realizar esforços conjuntos para os objetivos mencionados.

"O Vietnã sempre concedeu grande importância à ampliação da associação estratégica integral entre os dois países e continuará trabalhando para esse fim", acrescentou.

O programa da delegação visitante inclui conversas com o chefe do Estado Maior Geral do Exército Popular de Libertação da China, Chen Bingde.

Os vínculos entre ambos países têm entre seus antecedentes a visita realizada pelo vice-presidente Xi ao Vietnã em dezembro passado.