Inédito: Monsanto é condenada por intoxicar agricultor francês

O agricultor francês, Paul François levou a gigante franco-americana, Monsanto — empresa multinacional de agricultura e biotecnologia — aos tribunais depois de a inalação dos gases procedentes do pesticida “Lasso” o ter deixado temporariamente em coma. Além disso, provocaram problemas neurológicos e amnésia.

“Esta decisão é histórica”, ressaltou o advogado de François, Stephane Teyssier: “é imposto em primeira instância a reparação do dano a Paul François. O tribunal ordenou uma perícia, assim teremos indenização pelos prejuízos”.

A empresa ainda não sabe se vai recorrer ou não da decisão do Tribunal de Grande Instância de Lyon. Seu advogado, Jean Philippe Delsart, afirmou que “segundo a Monsanto, não foi provada a relação causa-efeito entre os sintomas apresentados por François e a inalação do pesticida”.

A defesa do agricultor garante que a composição do produto e sua periculosidade não estavam corretamente indicados na embalagem. Este veredito histórico pode gerar jurisprudência e dar peso a outras reclamações contra pesticidas.

Fonte: EuroNews
Tradução: Da Redação