Manifestação em Goiânia pede saída do Governador do Estado

Indignados com o envolvimento do Governo de Goiás com o contraventor Carlinhos Cachoeira, visualmente, cerca de três mil pessoas participaram manhã deste sábado, 14 de abril de 2012, na região central de Goiânia, de um protesto contra o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). 

Articulados pelas redes sociais, milhares de pessoas, a maioria estudantes, reuniram-se no entorno da Praça Cívica, a partir das 10 horas da manhã e às 11 horas desceram em passeata rumo a Praça Bandeirante, na Avenida Anhanguera, importante avenida que corta a cidade. 
Os manifestantes exibiam cartazes, faixas, bandeiras, muitos com nariz de palhaço e apito na boca, também entoavam palavras de ordem como "Fora Marconi!", "Marconi, bicheiro, devolva meu dinheiro”, “contra censura”, entre outras falas demonstrando o descontentamento dos manifestantes com uma possível censura que os órgãos de imprensa estariam vivendo e pela desvalorização com a retirada da titularidade dos professores da rede pública estadual. Os estudantes manifestaram ainda com a cara pintada de verde, amarelo e alguns empunhavam bandeiras do Estado.
 
Aliados e funcionários do governo anunciaram, durante a semana, que fariam uma espécie de contramanifestação, um ato apoio a Marconi no mesmo dia e horário. Na sexta-feira, em nota, o Governador pede a desarticulação desta contramanifestação. Entretanto, no sábado, helicópteros, caminhões e carros do corpo de bombeiros ocuparam a Praça Cívica com demonstração do seu aparato. Mesmo assim, carros de som e manifestantes continuaram se concentrado no anel viário da Praça e desceram a Avenida Goiás. Do alto dos prédios comerciais da avenida podia si ver papeis picados sendo jogados pelas janelas. Outro fato interessante ocorrido durante a passeata que durou mais de três horas, foi a ausência da imprensa.

Apesar dos ânimos exaltados de assessores do governo no twitter e de simpatizantes, procurando minimizar a importância do evento, o que se viu na rede social foi um ato enorme, pois às 15 horas, o #ForaMarconi já era o top 1 do Twitter, o primeiro lugar no assunto mais comentado do sábado, no país.

No final da tarde, a assessoria de imprensa do Governador divulgou nota com o posicionamento do governo sobre o ato, que dizia: "O Governo de Goiás respeita todas as manifestações, inclusive as político-partidárias, mas entende que os acontecimentos seguramente não representam o pensamento do povo de Goiás e isto pode ser confirmado pelo número de participantes".

Da redação local, Eliz Brandão para o Portal Vermelho.
Fotos divulgadas no Facebook