Economia espanhola entra em recessão; Bolsas asiáticas despencam

A economia espanhola voltou a cair na recessão dois anos depois ter se recuperado, anunciou nesta terça-feira (17) o presidente do Banco da Espanha, Miguel Fernández Ordoñez, ao confirmar que a contração de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre de 2011 continuou nos três primeiros meses do ano.

Ele esclareceu que a "intensificação da crise da dívida soberana a partir do verão do ano passado interrompeu a tênue recuperação que a economia espanhola havia iniciado um ano antes”.

Leia também:

Sindicatos recorrem à OIT em conflito trabalhista na Espanha

A entrada de um país em recessão é definida tecnicamente por dois trimestres consecutivos de crescimento negativo.

O governo conservador de Mariano Rajoy estabeleceu como meta reduzir o déficit público a 5,3% do PIB este ano, depois da disparada a 8,51% em 2011.

Queda nas bolsas

As Bolsas de Valores da Ásia caíram nesta terça (17), depois que os custos em alta de financiamento à Espanha revelaram uma queda no impacto da compra de ativos feita pelo BCE (Banco Central Europeu). A apreensão entre os investidores em relação à crise da dívida da zona do euro também cresceu.

Isso aumenta o risco de a quarta maior economia da zona do euro ser levada a buscar um resgate internacional.

"Os investidores estão começando a questionar se as medidas de austeridade fiscal da Espanha podem ser sustentáveis, já que sua economia está se deteriorando, enquanto um fraco crescimento pressionará os preços dos imóveis e aumentará o risco de bolhas de crédito", disse o estrategista de investimento sênior do Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities em Tóquio, Takao Hattori.

A Bolsa de Hong Kong caiu 0,23%, enquanto Cingapura perdeu 0,18%. A Bolsa de Taiwan teve queda de 1,86%, o índice referencial de Xangai retraiu-se em 0,94% e o mercado em Seul recuou 0,37%.

Com informações da Reuters