Rio de Janeiro: concertos comemoram o Dia Nacional do Choro

O feriado estadual de desta segunda-feira (23) no Rio, dedicado a São Jorge, também é uma oportunidade para os cariocas comemorarem o Dia Nacional do Choro. A data foi instituída no ano 2000, em homenagem ao aniversário de Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha, compositor, instrumentista, maestro e um dos grandes nomes da música brasileira.

Autor de clássicos como Carinhoso, Lamentos e Um a Zero, Pixinguinha foi um dos responsáveis, na primeira metade do século 20, pela consolidação do choro como gênero musical, brasileiríssimo e carioca.

Para comemorar a data, três concertos gratuitos estão sendo apresentados desde as 11h no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, zona sul do Rio, com diferentes formas de interpretação do choro. “Reunimos uma forma mais contemporânea de interpretação do gênero, um dos mais tradicionais grupos de choro e um duo com dois dos maiores virtuosos em seus instrumentos na música brasileira, que são Jorge Simas, no violão de sete cordas, e Dirceu Leite, nos sopros”, explica o diretor do espetáculo, Didu Nogueira.

A contemporaneidade ficou para o Choro Elétrico, de Alceu Maia. Nas sequência da programação, o Galo Preto, conjunto formado em 1975, é o segundo do gênero em tempo de atividade, só superado pelo tradicional Época de Ouro. No repertório, clássicos de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo, entre outros compositores.

Depois da apresentação de Jorge Simas e Dirceu Leite, o evento será encerrado pela Companhia Dançando para Não Dançar, formada por bailarinos vindos de comunidades populares do Rio de Janeiro. Eles vão dançar uma coreografia criada pela diretora do grupo, Thereza Aguilar, para o choro Urubu Malandro, de Pixinguinha.

Apesar do tempo meio encoberto, centenas de cariocas e turistas acompanham os concertos, em suas próprias cadeiras de praia e nas 120 cadeiras disponibilizadas pela produção do evento, que tem patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura.

Fonte: Agência Brasil