Secretaria Sindical Realiza seu 3º Encontro Nacional

Convocados pela SSN do Comitê Central do PCdoB foi realizado nos dias 17 e 18 de abril – terça e quarta-feira – no auditório da sede nacional, o 3º Encontro Nacional de Secretários Sindicais do PCdoB. Esse fórum de Partido, que envolve sindicalistas comunistas teve sua primeira edição em 17 e 18 de agosto de 2011, a segunda em 12 de dezembro.

Por Lejeune Mirhan*

O camarada Nivaldo Santana, nosso secretário sindical nacional desde 19 de setembro do ano passado, tem ampliado o leque dos participantes, com o convite para que compareçam às reuniões os coordenadores de frações nacionais e interestaduais que estão sob acompanhamento da SSN/CC.

Compareceram camaradas de 12 estados: Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Ceará e Mato Grosso. O Rio Grande do Sul e Pernambuco justificaram ausências.

Na primeira parte da reunião, as 25 pessoas presentes participaram de um debate com o camarada Sérgio Barroso, da Escola Nacional de Formação do CC e da Fundação Maurício Grabois, sobre o tema econômico da desindustrialização. Críticas duras foram feitos aos juros ainda muito elevados do Brasil e à livre flutuação do câmbio. O movimento denominado de Grito de Alerta, que envolve as seis centrais nacionais e entidades dos empresários do setor da indústria foi valorizado. A sua importância reside em defender a produção, o desenvolvimento nacional e o emprego. O maior ato conjunto de trabalhadores e empresários foi o de SP, com mais de 90 mil pessoas presentes.

Após isso, no final do primeiro dia, o camarada Divanilton Pereira, do CC e da SSN apresentou, com ajuda da companheira Guiomar Prates, a proposta de página da secretaria sindical, mostrando as suas funcionalidades e as interações com os usuários. Ficou claro para todos os presentes dos novos desafios que isso nos traz, qual seja, a da produção de conteúdos e notícias e a responsabilidade de tratar de questões e opiniões de Partido na área sindical. Um boletim eletrônico quinzenal em um primeiro momento deve ser elaborado. Neste momento estamos vendo o nome do domínio e a sua locação, para que a páginas possa entrar no ar o mais breve possível.

Quadros e formação

No segundo dia, na quarta, dia 18, os debates na primeira parte da manhã giraram em torno da questão dos quadros e da formação comunista. O camarada Joel Batista, responsável por esse projeto aprovado em nosso planejamento estratégico da SSN/CC, fez uma exposição sobre o tema, com base nos documentos do 12º Congresso de 2009 e no 7º Encontro de Organização de 2011. Incentivou que todos (as) lessem os documentos referentes ao tema de quadros, que consta em nosso Estatuto em seu artigo 7º, em especial a letra “b” (quadros eleitos e em entidades de massa).

Decidiu-se que as secretarias sindicais estaduais devem atuar em sinergia com as secretarias de organização e de formação nos estados e mais especificamente com os departamentos estaduais de quadros. Segundo a camarada Fabiana Costa, do CC e coordenadora do Departamento de Quadros “João amazonas”, já temos 18 estados que indicaram dirigentes partidários específicos para cuidar desse tema que, para nós comunistas, é de extrema importância. Cuidar do Partido, cada vez mais e dos quadros, tesouro de nosso Partido, é tarefa que devemos assumir em plano nacional pela SSN/CC e nos estados pelas SSEs.

Aprovamos por unanimidade de todos (as) os (as) presentes, uma resolução, que, na essência, determina a realização do que chamamos de Censo Sindical. O primeiro e único, foi realizado em novembro de 2006, quando integravam a SSN/CC três camaradas que já estão em outras tarefas (Batista, Cardia e Umberto Martins). De lá para cá, não fizemos mais nenhum levantamento das forças dos comunistas no sindicalismo brasileiro.

Na época, os dados mostraram que os comunistas estavam presentes em cerca de 900 entidades sindicais, das quais em metade com hegemonia. Estimamos hoje que esse número dobrou, ou seja, podemos estar presentes em 1,5 mil até dois mil sindicatos no país e com hegemonia em mais de 700. O Censo é justamente para levantarmos todos os comunistas que são diretores de entidades sindicais em todos os níveis (sindicato, federação e confederação). Estimamos hoje, por baixo, que possamos ter mais de sés mil dirigentes sindicais filiados ao PCdoB em todo o país.

A resolução aprovada determina que até 11 de maio, a SSN/CC tenha em suas mãos as seguintes informações sobre quadros sindicais nacionais: a) nome completo do camarada; b) nome completo da sua entidade; c) seu cargo na respectiva entidade; d) nome de sua categoria profissional; e) estado; f) correio eletrônico. Nesta primeira fase, praticamente de responsabilidade dos camaradas que ficam em tempo integral na SSN/CC, devemos buscar tais dados dos seguintes camaradas: 1. Comunistas da direção nacional da CTB; 2. Comunistas que presidem CTBs estaduais; 3. Secretários sindicais estaduais; 4. Membros de todas as frações nacionais e interestaduais sob acompanhamento direto da SSN/CC; 5. Sindicalistas membros do CC; 6. Presidentes dos sindicatos nos estados que dão base de sustentação para a CTB; 7. Membros da SSN/CC.

Este levantamento vai identificar todos os quadros nacionais que ficaram sob nossa responsabilidade no acompanhamento, em especial a sua formação e crescimento dentro da estrutura partidária. Como disse um dos participantes do 3º ENSSEs, temos que transformar um líder sindical que se filia ao Partido em militante e em quadro, ou seja, ele deve passar a encarar a sua atividade sindical como tarefa, dentro de projetos partidários. Precisamos saber quais níveis de cursos da Escola Nacional de formação, cada um desses quadros fez. O nível III, o mais avançado e complexo, geralmente realizado em janeiro e que dura treze dias, devemos garantir que todos nossos quadros nacionais o façam. Esse controle deverá ser feito em plano nacional.

Outro aspecto desse trabalho fundamental que estamos desenvolvendo desde já será contribuir para a política nacional de quadros, indicando esses nomes, estimados em torno de 300, para que no momento das conferências municipais e estaduais, possamos indicar sindicalistas comunistas, experientes, para compor tais direções.

Em uma segunda fase, os (as) secretários (as) sindicais estaduais procederão ao levantamento completo de todos (as) sindicalistas comunistas, dirigentes, com cargos em todas as entidades que atuamos nos estados. Esse levantamento é bem mais complexo e será enviado à SSN/CC na forma de planilha com os campos solicitados, até o dia 17 de junho.

Grandes Empresas

A última parte da reunião de dois dias, o tema central debatido foi a identificação das maiores empresas brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, que são os maiores conglomerados em todos os setores. Esse faz parte de um dos projetos da SSN/CC que estamos desenvolvendo até 2013. O camarada responsável pela centralização das informações e dos estudos sobre esse tema é Divanilton Pereira. Ele nos apresentou um primeiro número das 15 maiores empresas que atuam no país. Constatamos que temos trabalho de Partido em todas elas.

A constatação que foi levantada é que precisamos ampliar essa lista, talvez podendo chegar até as cem maiores empresas no país, algumas com abrangência apenas estadual, mas que sejam muito grandes, outras com abrangência nacional.

Os estados devem ficar atentos a esse trabalho e interagir diretamente com o camarada e com a SSN/CC, fornecendo dados e informações sobre nossa presença no interior dessas grandes empresas e em especial, na entidade sindical que representa os trabalhadores nessas localidades.

No encerramento da reunião, foi ressaltado que inauguramos uma nova etapa de reuniões e atividades da SSN/CC. Temos mais foco, nossas reuniões tem sido mais objetivas e dinâmicas e o leque de projetos – diferente do planejamento de 2010, cm dez projetos – agora tem menos projetos, que hoje se resumem em Quadros, Página na Internet, Frações, Grandes Empresas e, claro, no fortalecimento das secretarias sindicais estaduais.

* Membro da Secretária Sindical Nacional do Comitê Central (SSN/CC).