João Ananias: Brizola dedicou sua vida à política brasileira

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (24) uma sessão solene em homenagem aos 90 anos do brasileiro Leonel Brizola. O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) pediu a palavra e lembrou as importantes contribuições de Brizola para a política.

Conheça o pronunciamento na íntegra:

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados:

Em nome do meu partido, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tenho a honra de falar nesta Sessão Solene em Homenagem ao grande militante nacionalista Leonel Brizola, na passagem dos 90 anos de seu nascimento.

Parabenizo todos pedetistas, na figura ilustre desse jovem líder do PDT na Câmara, Dep. André Figueiredo, do meu estado, o Ceará.

Falar do governador Brizola é muito fácil, pois sua história farta de bravuras e coerência serve de exemplo aos brasileiros, principalmente aos jovens, para que se apaixone pela política. Ele dedicou toda sua vida a política, as grandes causas da nossa República, sempre em defesa dos mais pobres e sofridos do nosso Brasil.

Conheci o Brizola, na década de 70, na Europa, durante seu exílio, reunindo brasileiros no exterior, lutando contra a ditadura de 64, a qual tentou evitar com todas as forças. A história mostrou de forma sobrada, que ele tinha razão, basta se deter um pouco sobre o legado negativo que esse período de exceção deixou em nosso País.

Justíssima esta homenagem ao grande brasileiro, Leonel de Moura Brizola.

Era só Sr. Presidente.

Peço que meu pronunciamento seja publicado nos meios de comunicação desta Casa.