Líderes metalúrgicos recebem homenagem da Câmara dos Deputados 

A Câmara dos Deputados realiza na próxima sexta-feira (27) sessão solene em homenagem aos metalúrgicos. A solenidade foi proposta pelo deputado Assis Melo (PCdoB-RS), presidente licenciado do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região (RS), como forma de homenagear os trabalhadores da categoria, pela passagem do Dia do Metalúrgico, comemorado no último dia 21.

Líderes metalúrgicos recebem homenagem da Câmara dos Deputados - Sind.Metalúrgicos de caxias do Sul e Região

“Os metalúrgicos de Caxias do Sul e região são admirados em todo o Brasil. Isso se deve, principalmente, à importância da categoria para o desenvolvimento local, da região e do país. É uma mão de obra qualificada, que produz bens de padrão internacional. Geram a riqueza de Caxias e ajudam o Brasil a andar para frente. Os trabalhadores do setor metalmecânico, que na região já somam 58 mil profissionais, são conhecidos também pela capacidade de se organizar para lutar por direitos”, explica o parlamentar.

Ele conta que esse espírito de luta teve origem no século 18, na figura do patrono dos metalúrgicos, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O líder da inconfidência mineira seguia o princípio de “liberdade ainda que tardia”. O inconfidente representa a luta e o anseio permanentes pela liberdade do homem, contra a opressão e a tirania e contra a exploração das riquezas. Por causa dos ideais de luta, foi julgado pelo Reino de Portugal e condenado à morte na forca, execução acontecida no dia 21 de Abril do ano de 1792.

Agraciados

Durante a sessão solene, personalidades serão agraciadas com o prêmio “Dignidade no Trabalho”, que homenageia as pessoas que contribuíram com as conquistas e a preservação de direitos dos trabalhadores. Entre os 16 homenageados, estão o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) Paulo Paim (PT-RS); presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

Também entre os homenageados estão Aurelio Peres e Edmilson Valentin, ex-deputados federais e metalúrgicos; e os dirigentes sindicais Jorge Rodrigues (Sindicado dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS); Sergio Butka (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba), Sergio Nobre (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC-São Paulo), Claudio Magrão de Camargo (Federação dos Metalúrgicos de São Paulo), Andreia Diniz (Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e Bicas (MG) e João Batista Lemos, metalúrgico e vice-presidente do PCdoB-RJ.

De Brasília
Com informações da Ass. Dep. Assis Melo