Vanessa é membro titular da CPMI do Cachoeira, instalada hoje

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), membro titular da Comissão, a CPMI será uma oportunidade para rediscutir o Sistema Eleitoral Brasileiro e o financiamento de campanha.

Foi instalada na manhã desta quarta-feira (25/4) a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar o envolvimento de parlamentares, autoridades e empresas públicas e privadas com práticas criminosas desvendadas pelas operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal. Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), membro titular da Comissão, a CPMI será uma oportunidade para rediscutir o Sistema Eleitoral Brasileiro e o financiamento de campanha.

“Eu entendo que esse é um momento fundamental que o Congresso nacional rediscuta o Sistema Eleitoral Brasileiro e, principalmente, o financiamento de campanha, porque muito do que está acontecendo aqui, muito do que a CPI vai investigar, sem dúvida nenhuma, tem a ver com financiamento de campanha”, justificou a senadora.

Vanessa defende aprofundamento nas investigações. “Nós não temos a exata noção do que pode estar acontecendo no País e que partidos estão envolvidos nisso. Temos que ir fundo na investigação. Eu, particularmente, vou estar nessa Comissão despida de qualquer bandeira partidária por entender que essa CPI tem que prestar um grande serviço ao país”, ressaltou.

Para a senadora com a CPI o legislativo brasileiro assumiu grande responsabilidade com o País. “Acredito que o País espera muito dessa CPI. Podemos estar dando um passo qualitativo se essa CPI tiver a maturidade e a imparcialidade para investigar, absolutamente, tudo que tem que ser investigado”, destacou.

Foi eleito para a presidência da CPI, com apenas um voto contrário, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). A relatoria ficou a cargo do deputado Odair Cunha (PT-MG).

Já na primeira reunião, os parlamentares aprovaram pedidos de informações ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria Geral da República (PGR), requerendo acesso aos inquéritos das operações da Polícia Federal.

A CPMI reúne novamente na próxima quarta-feira, às 14. Será uma reunião administrativa na qual o relator apresentará o programa de trabalho da Comissão, e na qual será eleito o vice-presidente. A Comissão tem 180 dias para realizar seu trabalho, prorrogáveis por igual prazo.