Chefe do Pentágono inicia visita ao Chile

O secretario da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, inicia nesta quinta-feira uma visita oficial de dois dias ao Chile, onde será recebido pelo presidente Sebastian Piñera, no Palácio de La Moneda.

A agenda do titular do Pentágono em solo chileno contempla também um encontro com seu homólogo chileno, Andrés Allamand, com quem viajará à cidade nortista de Iquique, a 1.800 quilômetros desta capital, para presenciar um exercício militar.

O Chile, considerado por Washington entre seus principais aliados na América Latina, é a terceira escala na região de uma giro que Panetta começou na segunda-feira passada pela Colômbia e depois Brasil.

Segundo um comunicado da Embaixada dos Estados Unidos em Santiago, Panetta busca "ampliar a cooperação em matéria de defesa e segurança com os países da região".

A viagem ao Chile já tinha sido anunciado desde o mês passado no contexto da visita aos Estados Unidos de Allamand, que na ocasião apontou que "hoje as ameaças são transnacionais, interconectadas e globais, e em consequência os países têm que ser capazes de responder a elas com coordenação internacional e interna".

A visita de Panetta ao Chile tem lugar igualmente em meio ao questionamento de parlamentares e de grupos defensores dos direitos humanos à recente instalação na região de Valparaíso de uma base militar financiada pelo Comando Sul dos Estados Unidos. O funcionamento dessa base é considerado pelo Grupo de Familiares de Executados Políticos como uma nova expressão do intervencionismo de Washington na América Latina.

Prensa Latina