China saúda plano de União Africana para conflito no Sudão
A China saudou nesta sexta-feira a iniciativa da União Africana (UA) no sentido de dar uma solução pacífica ao conflito entre Sudão e Sudão do Sul, reiterando sua disposição para trabalhar com a comunidade internacional com esse objetivo.
Publicado 27/04/2012 18:19
O apoio chinês à iniciativa foi expresso pelo porta-voz da chancelaria Liu Weimin, quem disse esperar que esses estados retomem as conversas e resolvam suas diferenças o antes possível com a mediação da organização pan-africana e outras partes.
A UA apresentou recentemente um plano de vários pontos dirigido a cessar as hostilidades entre Khartum e Juba, inclusive o início de um diálogo.
Também chamou aos dois países a retirar suas tropas da zona em disputa, entre outras medidas.
O presidente de Sudão do Sul, Salva Kiir, realizou uma visita à China nesta semana, ocasião em que seu colega Hu Jintao instou as partes em conflito a manter a calma e procurar uma saída negociada.
Liu anunciou na passada quarta-feira que o representante do governo chinês para a África, Zhong Jianhua, viajará aos dois estados sudaneses no futuro para continuar os esforços com vista a uma solução do mencionado conflito, associado a limites territoriais e a repartição dos lucros obtidos com a exploração petrolífera.
Fonte: Prensa Latina