Incêndio destrói 30 anos de pesquisa na Unesp em Botucatu

Um incêndio que durou 30 minutos foi suficiente para consumir o trabalho de pesquisa de 30 anos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu, ontem (30).

De acordo com os funcionários e professores da instituição, é impossível calcular o prejuízo intelectual do incêndio no prédio da Inspeção de Alimentos de Produtos de Origem Animal.

"Não tem como recuperar esse material. Era tudo em papel, arquivos de trabalhos e pesquisas", lamentou o funcionário André Ruiz de Matos. Uma das salas atingidas foi a do vice-diretor da faculdade, José Paes de Almeida Nogueira Pinto, que contava com materiais alcançados através de mais de 30 anos de pesquisas. Foram queimados e destruídos livros, teses de mestrado e doutorado e computadores com documentos.

O desfecho poderia ter sido ainda pior. desfecho poderia ter sido ainda pior: "Por sorte as chamas e o fogo foram controlados a tempo e não chegaram até uma sala ao lado, onde ficam mais de 200 produtos, a maioria deles altamente explosiva", contou o diretor da faculdade, Luiz Carlos Vulcano.

Uma perícia será realizada para investigar as causas do incêndio. Uma das hipóteses é que tenha ocorrido um curto-circuito em uma das salas.

Com informações do Terra